Reabilitação
inscrições / pessoas
conferências
oradores
entidades
Um sucesso extraordinário, este é o balanço possível a 10 anos de Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa (Semana RU Lisboa). Superando as melhores expectativas, a iniciativa criada em 2013, tornou-se uma referência para os profissionais do setor da construção e do imobiliário e, em 2023, voltou a crescer. A 10.ª edição da Semana RU Lisboa contabilizou 14000 inscrições, realizadas por cerca de 1850 pessoas, distribuídas pelas 28 conferências que preencheram a programação deste ano.
Da inovação, à sustentabilidade e reabilitação urbana, passando pela habitação, arrendamento e inclusão social, com destaque para o licenciamento urbano, a programação da 10.ª edição da Semana RU Lisboa propôs uma abordagem 360º a alguns dos temas e desafios da atualidade.
No ano em que celebra 525 anos, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) preparou um vasto programa de atividades e que começou na Semana RU Lisboa, com a "Exposição 525 Anos Património SCML". Também os jovens talentos da arquitetura nacional e os jovens empreendedores encontraram palco na Semana RU Lisboa que promoveu uma vez mais o Prémio Jovens Arquitectos (PJA) e o espaço INOVA(RE).
Entre os convidados destacar a presença de várias figuras do poder central e local, tais como a Secretária de Estado da Habitação, Maria Fernanda Rodrigues; Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa; Joana Almeida, Vereadora do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa; e Filipa Roseta, Vereadora da Habitação e Obras Municipais da Câmara Municipal de Lisboa. Destacar o superior apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, bem como da Ordem dos Engenheiros; da Ordem dos Arquitectos; da Ordem dos Engenheiros Técnicos; da APPII; da CPCI e da AICCOPN.
A mão-de-obra e as matérias-primas são recursos cada vez mais escassos. Como resposta a esta adversidade, o setor da construção e dos materiais mostra-se empenhado em acelerar a transição para a economia circular, em ter produções mais eficientes, rápidas e, sobretudo, sustentáveis. Promovida pelo Grupo Preceram e pela Confidencial Imobiliário, a primeira sessão da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, "Economia circular & custos - o futuro da construção!", centrou-se no debate destes temas.
Cerca de 5 milhões de portugueses vivem em prédios com gestão de condomínio. Sendo os condomínios fundamentais para a eficiência energética dos edifícios, importa perceber como podemos ter condomínios habitacionais mais sustentáveis. A Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC) e a Schmitt + Sohn Elevadores, trouxeram a debate este tema, na conferência "Reabilitação de condomínios – os apoios e o desígnio verde".
A iniciativa, promovida pela APEGAC, vai premiar, anualmente, os condomínios que «demonstrem ter realizado ações ou projetos de interesse e valorização nas áreas da gestão ambiental, redução do consumo de energia, criação de fontes de energia renovável, valorizando, desta forma, a proteção do meio ambiente e aplicação de materiais e equipamentos que contribuam para reduzir o impacto carbónico do edifício e melhorar a qualidade de vida dos seus utentes». O "Prémio Condomínio Verde" foi apresentado publicamente, no dia 29 de março, no âmbito da Semana RU Lisboa.
Inauguração da Exposição 525 Anos Património SCML
Edmundo Martinho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, inaugurou a Exposição "525 anos Património SCML", no dia 29 de março.
Num momento em que a habitação está no centro do debate público, com a aprovação do pacote de medidas 'Mais Habitação', Maria Fernanda Rodrigues, Secretária de Estado da Habitação, enfatizou a importância da reabilitação no atual contexto.
Dando nota de que em Portugal temos 12% dos fogos devolutos, e um parque de arrendamento público de 3%, a Secretária de Estado da Habitação defedeu que é «readaptando, reabilitando e reutilizando que estaremos a construir o futuro de forma sustentável, de forma rápida e célere, que assegura resposta eficaz a um problema identificado há vários anos».
O Presidente da CPCI e da AICCOPN, Manuel Reis Campos, apontou falhas e sublinhou que «os nossos governos não previram a situação que temos neste momento: não se construiu ou reabilitou o suficiente nos últimos anos». Duas intervenções que marcaram a "Sessão de abertura da 10.ª Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa".
O tema do licenciamento urbano marcou a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, num debate participado por Gonçalo Byrne, Presidente da Ordem dos Arquitectos; Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros; Augusto Ferreira Guedes, Bastonário da Ordem dos Engenheiros Técnicos; Hugo Santos Ferreira, Presidente da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII); Sofia Mourão, Diretora Municipal de Urbanismo da Câmara Municipal de lisboa; e Manuel Reis Campos, Presidente da CPCI e AICCOPN. Num momento em que a reforma do licenciamento e a sua simplificação integra os objetivos do pacote de medidas ‘Mais Habitação’, as Ordens e Associações do setor da construção e do imobiliário acreditam que isso mostra que «ganhou importância na sociedade» e que «problema do licenciamento é um problema do país».
O projeto de arquitetura Casa de Férias, do Atelierdacosta, venceu a 2ª edição do Prémio Jovens Arquitectos. Em segundo lugar, ficou o projeto do Edifício General Silveira, no Porto, assinado pelos ateliers ATA Atelier e Entre Tempos. Em terceiro lugar, o projeto do Centro Interpretativo do Vale do Tua, assinado pelo Rosmaninho + Azevedo Arquitectos. Os galardões foram entregues no dia 29 de março, no âmbito da sessão de apresentação.
INOVA(RE)
Espaço privilegiado de networking, a 2.ª edição do INOVA(RE) contou com a participação de 12 startups.
Desde 1 de abril, a entrega do Relatório de Avaliação de Vulnerabilidade Sísmica é obrigatória na fase de apreciação do projeto de arquitetura. A equipa do ReSist, da Câmara Municipal de Lisboa, criou um documento que define a estrutura do Relatório e as situações em que o mesmo se aplica. A sessão 'Relatório de Avaliação de Vulnerabilidade Sísmica' decorreu no dia 29 de março.
Inovador e patenteado, a CIN apresentou o seu um novo sistema de isolamento termo-acústico a seco e com características anti-sísmicas na Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa.
A sustentabilidade é um desafio complexo em qualquer atividade humana. Nos condomínios de habitação parece um desafio ainda mais «difícil» e «complexo». Da gestão de resíduos, à racionalização de anergia e de água, a Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC) convidou três especialistas para participar na conferência 'Condomínios habitacionais – O desafio da sustentabilidade', no dia 29 de março.
Seminários jurídicos
O ciclo de seminários jurídicos da Semana RU Lisboa abordou alguns dos temas mais prementes da atualidade política e legal.
O 'Simplex Ambiental' e as medidas previstas no pacote 'Mais Habitação' referentes ao alojamento local e ao designado 'arrendamento forçado' deram mote às três sessões jurídicas promovidas pelo Imojuris, em parceria com a Morais Leitão, a PLMJ e a RSA.
Reabilitar é um trabalho complexo. Dar uma "nova vida" a um património arquitetónico é uma tarefa árdua. O que distingue uma reabilitação de excelência? No período da manhã do segundo dia da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, foram apresentados casos de estudo que estão por detrás de algumas das obras já premiadas pelo Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU), na conferência "Reabilitação de Excelência – Os vencedores do Prémio Nacional RU", promovida pela Ecociaf e pela Tecofix.
O número de casas disponíveis no mercado é escasso e inacessível para boa parte dos portugueses. A resposta a este desafio passa pelo aumento da oferta e, para isso, é preciso incentivar a reabilitação urbana e promover a construção nova. Neste sentido, a colaboração dos setores público e privado é fundamental. A conferência "Lisboa – As novas centralidades e as oportunidades de investimento", promovida pela Câmara Municipal de Lisboa e pela APPII, viabilizou o debate destas questões na Semana da RU de Lisboa.
Com um papel essencial no apoio a milhares de pessoas, a SCML é um agente ativo e essencial na reposta a diferentes desafios. Ana Vitória Azevedo, Administradora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa destacou, a título de exemplo, o trabalho que tem sido feito no Bairro Alto. «Grande parte dos imóveis da SCML estão situados no Bairro Alto, vários estão em arrendamento, como os da Travessa da Boa Hora ou na rua do Duque, alocados ao arrendamento jovem», referiu.
A conferência "As pessoas no centro do Bairro – Uma visão social e inclusiva", decorreu na tarde do dia 30 de março e foi promovida pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Em que medida a resposta à crise na habitação, traçada pelo Governo, pode afetar o setor do turismo, em particular, o alojamento local? Como devemos lidar com a pressão urbana imposta pelo turismo, sem aniquilar uma importante fonte de rendimento económico para tantas famílias? Estas e outras questões estiveram em debate no dia 30 de março, durante a conferência "Há vida no Bairro – O equilíbrio de habitar e do turismo", organizada com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação de Hotelaria de Portugal.
A sustentabilidade está na ordem do dia e o mercado imobiliário tem despertado para a importância dos certificados de construção sustentável LEED ou BREEAM. Novas práticas de construção sustentável apresentadas pela A400 e pela Forster by Reynaers durante a sessão “Inovação e sustentabilidade – os novos edifícios e a certificação ambiental".
As exigências do mercado de construção e de reabilitação urbana são cada vez maiores. E a indústria supera-se diariamente para antecipar necessidades e oferecer as melhores técnicas, sistemas e soluções. A Tecnaria, marca exclusiva da Tecofix, fabrica conectores para reforço de pavimentos de madeira-betão, aço-betão e betão-alvenaria. Sistemas e soluções técnicas apresentadas por Joselito Pereira, Responsável do Departamento Técnico da Tecofix, durante a sessão "Soluções de reabilitação e reforço de pavimentos", no dia 30 de março.
A reabilitação urbana está na ordem do dia, numa dinâmica impressionante que alastra dos centros históricos para as periferias das cidades. Mas, «na reabilitação a acessibilidade não pode ficar esquecida», sublinhou Inês Flores-Colen, Presidente do GECoRPA – Grémio do Património. A Schmitt + Sohn Elevadores e o GECoRPA – Grémio do Património promoveram, na tarde do dia 30 de março, a sessão "Elevadores, uma peça-chave na reabilitação de edifícios".
Reabilitar preservando o património edificado, como parte da história e da cultura de um país é uma tarefa difícil, com a qual a Mapei tem estado comprometida. Com uma larga experiência internacional, surge em Portugal associada a importantes obras, nomeadamente, de reabilitação urbana, como é o caso da Reabilitação da Escola de Música do Conservatório Nacional.
As comunidades de energia renovável (CER) vêm quebrar com a gestão tradicional do sistema energético. As CER estão a nascer em todo o país e, cada vez mais, são reconhecidas como fundamentais para acelerar o processo de transição energética.
Terão os portugueses interesse em participar em comunidades de energia renovável? A conferência "Energia nos bairros de Lisboa – As comunidades energéticas", organizada com o apoio da Ordem dos Engenheiros Técnicos, da Adene e da Schneider Electric Portugal, reuniu especialistas de várias áreas para responder a esta e outras questões, na Semana RU Lisboa.
A construção sustentável está na agenda. Alcançar casas mais eficientes e sustentáveis é o desafio de promotores, construtores e empresas de materiais. A Semana RU Lisboa deu voz a estes profissionais que partilharam algumas das mais recentes e melhores soluções, sistemas e materiais na transição para a "construção verde", na conferência "Construção sustentável – A inovação em curso", promovida com o apoio da Saint-Gobain Portugal e da Reynaers Aluminium Portugal.
O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, marcou presença na Semana RU Lisboa, na tarde do dia 31 de março. O autarca trouxe a todos os presentes no evento a visão da Câmara Municipal de Lisboa sobre as políticas de habitação.
Carlos Moedas enfatizou que as «políticas públicas fazem-se com bens públicos, dando o exemplo com os bens públicos», sendo estas as políticas que «queremos fazer», referiu. Na ocasião, apontou para a necessidade de aumento da oferta pública de habitação. «Já entregámos 1.022 chaves em Lisboa». «Temos outros 1.000 fogos em construção. É o que estamos a trabalhar, não é uma promessa vaga».
125 milhões de euros
«A Câmara Municipal de Lisboa, neste momento, tem o maior investimento de sempre nos Bairros Municipais da cidade», Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
O arrendamento urbano faz parte das políticas públicas, contudo há poucos proprietários interessados em ser senhorios. Criar um mercado de arrendamento, que dê segurança aos senhorios e preços acessíveis aos inquilinos, parece ser uma tarefa difícil em Portugal.
Promovida pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Associação Lisbonense de Proprietários (ALP), a conferência "Arrendamento urbano para todos! As políticas públicas e o exemplo espanhol" reuniu um painel de especialistas, de diferentes áreas, que apontaram a estabilidade legislativa e a confiança como os fatores decisivos para criar um verdadeiro mercado de arrendamento.
Lisboa está na rota do talento e do empreendedorismo, com novas empresas a instalarem-se na capital portuguesa. Estas empresas trazem novas exigências aos espaços que pretendem oferecer aos seus colaboradores. Qual o impacto destas novas empresas no mercado de escritórios? Quais são os polos de atração e os projetos urbanos que vão fazer a diferença? Estas e outras questões deram o mote à conferência "Lisboa, cidade de talento e de startups", promovida pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Savills, na tarde do dia 31 de março.
A Schlüter-Systems promoveu, no dia 31 de março, no âmbito da Semana RU de Lisboa, a sessão "Sistemas garantidos de construção de casas de banho". Uma sessão sobre as soluções Schlüter-Systems com destaque para a construção de casas de banho.
A qualidade da construção é alcançada pela escolha certa de produtos e também pela experiência e experimentação dos mesmos. Cientes deste desafio, a Fassa Bortolo promoveu no dia 31 de março, no âmbito da programação da 10.ª edição da Semana RULisboa, a sessão "Oficina de experiências com soluções Fassa Bortolo".
A Saint-Gobain quer «contribuir para atingir a neutralidade de carbono em 2050» e, para isso, «continua a trabalhar para oferecer respostas às necessidades do mercado». As declarações são de Carolina Mateus, Gestora de Produto na Saint-Gobain Portugal, que falava durante a sessão “Soluções eficientes para a envolvente exterior: áreas opacas e transparentes”, no dia 31 de março, no âmbito da programação da Semana RU Lisboa.
Só nos dois primeiros meses de 2023 a venda de carros elétricos, em Portugal, subiu quase 140%, face a igual período de 2022. Uma mudança de paradigma que está a transformar a nossas cidades e a forma como nos deslocamos. A revolução está em curso e ficou bem evidente durante a sessão "Um futuro, quatro linhas: inovação e sustentabilidade na mobilidade urbana", no dia 31 de março, promovida pela C. Santos VP e a Smart Portugal.
Na perspetiva da Schneider Electric, «os proprietários estão cada vez mais conscientes ambientalmente» e «estão dispostos a pagar mais pela compra ou arrendamento de casas equipadas com produtos e tecnologia Smart Home». A sessão "Sustentabilidade e eficiência – de opção a imperativo nos edifícios" foi promovida pela Schneider Electric, no dia 31 de março.
43stands
Com um amplo espaço expositivo, 43 stands funcionaram, ao longo de três dias, como pontos de contacto das empresas com o público.
A 10.ª edição da Semana RU Lisboa contou com o superior apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Acresce o apoio de diversas entidades do setor privado, designadamente a ECOCIAF, o Grupo Preceram, a Reynaers Aluminium, a Saint-Gobain, a Schmitt + Sohn Elevadores, a Schneider Electric e a Tecofix que alinham nos patrocínios Platina.
Na categoria Ouro incluem-se a A400, Avenue, Caixiave, CBRE | Neoturis, CIN, Cosentino, EastBanc, fassa Bortolo, Grupo SANJOSE, MAPEI, Morais Leitão, PLMJ, Reify, Round Hill Capital, Sanitana, Savills, Schlüter-Systems, Smeg, Uponor, Valchromat, Victoria Seguros, Viroc, Vogue Homes e EDP.
Nos patrocínios institucionais alinham a ADENE, ALP, APEGAC, APEMIP, APPII, CPCI, IHRU, IMPIC, Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Engenheiros, Ordem dos Engenheiros Técnicos. Os apoios institucionais cabem à ACAI, AHP, ANAI, APFIPP, Centro Habitat, GECoRPA – Grémio do Património, Portugal Ventures, RICS, SIL, ULI Portugal e WIRE Portugal.
Na comunicação com o público, o Portal oficial foi o Idealista e jornal oficial o Público – Suplemento de Imobiliário.
DIA 29 DE MARÇO
Vasco Peixoto de Freitas, FEUP
Ana Salgueiro, Fundo Ambiental
DIA 30 DE MARÇO
Rui Pombo, A2P Estudos e Projetos
Joana Almeida, Câmara Municipal de Lisboa
Joana Almeida, Câmara Municipal de Lisboa
DIA 31 DE MARÇO
Manuel Duarte Pinheiro, IST - DECivil
Rita Bastos, Saint-Gobain Portugal