APEGAC apresenta Prémio Condomínio Verde na Semana RU de Lisboa

APEGAC apresenta Prémio Condomínio Verde na Semana RU de Lisboa

A APEGAC apresentou, esta quarta-feira, o Prémio Condomínio Verde, no final da sessão "Reabilitação de Condomínios – os apoios e o desígnio verde", na Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa.

O Prémio Condomínio Verde tem como intuito «sensibilizar quem vive em condomínio para as causas ambientais, incluindo a sustentabilidade dos edifícios», em comunicado.

A iniciativa, promovida pela Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios, vai premiar, anualmente, os condomínios que «demonstrem ter realizado ações ou projetos de interesse e valorização nas áreas da gestão ambiental, redução do consumo de energia, criação de fontes de energia renovável, valorizando, desta forma, a proteção do meio ambiente e aplicação de materiais e equipamentos que contribuam para reduzir o impacto carbónico do edifício e melhorar a qualidade de vida dos seus utentes».

Vítor Amaral, presidente da APEGAC, indicou na conferência que cerca de cinco milhões de pessoas vive em condomínios em Portugal. O presidente da associação sublinhou ainda na ocasião que «há 20, 30, 40 anos não havia a preocupação que hoje há com as questões ambientais e este prémio pretende focar na preocupação com a redução do consumo de energia, com a pegada ecológica e a aplicação ideal de equipamentos que reduzam o impacto carbónico».

Vítor Amaral, presidente da APEGAC
Vítor Amaral, presidente da APEGAC

Por essa razão, explica que «os nossos edifícios não estão preparados para proporcionar a melhor qualidade de vida a quem neles reside, nomeadamente, cerca de cinco milhões de pessoas, que não têm a qualidade térmica, nem acústica e materiais construtivos que sejam ecologicamente limpos».

O Prémio Condomínio Verde é promovido pela Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios, é destinada a todos os condomínios nacionais e tem o apoio da Secretaria de Estado do Ambiente. O prémio distinguirá o melhor projeto e proporcionará a criação do ranking nacional de condomínios verdes, reconhecendo todos os participantes e não apenas o vencedor. As inscrições estão já abertas.