Reabilitação
inscrições / pessoas
conferências
oradores
entidades
A celebrar 10 anos, a Semana da Reabilitação Urbana do Porto cresceu. E em 2022 não só mereceu o renovado apoio da Câmara Municipal do Porto, como contou, pela primeira vez, com o apoio das Câmaras Municipais da Maia, de Matosinhos e de Vila Nova de Gaia que se associaram a esta iniciativa na qualidade de Municípios Parceiros.
Superando as melhores expectativas, a 10.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto contabilizou 6900 inscrições, realizadas por cerca de 1600 pessoas, e distribuídas pelas 25 conferências que preencheram a programação deste ano.
Temas como o acesso à habitação, a habitação multifamiliar para arrendamento ou built to rent, a dinâmica do turismo e da captação de novas empresas marcaram a agenda deste ano. Mereceram destaque os temas da sustentabilidade e da energia com foco, nomeadamente, no desafio que representam os edifícios NZEB e no potencial da estratégia do Porto “Pacto do Porto para o Clima”. E ainda os temas da tecnologia, desde logo o potencial do BIM (Building Information Modeling), da construção modular e dos novos materiais. E atentos ao futuro de toda uma região, apresentou-se a Estratégia de Desenvolvimento Económico do Porto – Pulsar, reunindo Municípios, promotores, investidores num debate amplo e aberto à cidade.
Entre outras personalidades, passaram pelo palco da Semana da Reabilitação Urbana do Porto, o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira; a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro; e o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António da Silva Tiago.
Na primeira sessão da Semana da Reabilitação Urbana do Porto, os intervenientes sublinharam a aposta que tem sido feita nos últimos anos na recuperação da cidade, sempre tendo em conta o respeito pela identidade do património existente. Não deixe de ler o resumo da conferência "Património e cidade moderna - Como compatibilizar?", coorganizada pela Vida Imobiliária e pelo GECoRPA - Grémio do Património.
Ao final da manhã do dia 22 de novembro, o Pátio das Nações, no Palácio da Bolsa, recebeu centenas de pessoas para um debate centrado no futuro da construção: o BIM e a construção modular.
Com a industrialização da construção e a descarbonização a redesenharem a forma como se constrói, fique a par das principais conclusões da conferência "O BIM e a construção modular - O futuro da construção", coorganizada pela Vida Imobiliária, Grupo Preceram, Casais e Universidade do Minho.
Ponto alto desta iniciativa, a sessão de abertura da 10.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto contou a especial participação do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira; da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro; do Presidente da Câmara Municipal da Maia, António da Silva Tiago; e do Presidente da AICCOPN e CPCI, Manuel Reis Campos.
Perante uma sala cheia, o Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira expôs uma «visão metropolitana do urbanismo e da habitação» e revelou que «a nossa grande prioridade para os próximos três anos é a habitação». Uma visão largamente explorada na conferência "Política de habitação – Uma visão metropolitana".
O Município do Porto tem-se revelado empenhado em apoiar os investidores e acelerar o stock de habitação para arrendamento, nomeadamente, através do alargamento do Programa Porto com Sentido. Um esforço de reforçar a oferta habitacional da cidade, mas que não pode deixar de ter em consideração a qualidade da habitação. Tema premente que marcou a agenda da Semana da Reabilitação Urbana do Porto e que foi abordado durante a conferência “Porto com Sentido. Uma resposta de mercado para a Habitação Acessível” coorganizada pela Vida Imobiliária, a Ordem dos Engenheiros – Região Norte e a Porto Vivo SRU.
O SICC «é um sistema de informação sobre custos de construção» e cujo «lançamento vem responder à ausência de dados numa área crítica para o sucesso das operações de promoção imobiliária», explicou Ricardo Guimarães, Managing Partner da Confidencial imobiliário.
Esta nova ferramenta resulta de uma parceria entre a Confidencial Imobiliário e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Presente na ocasião Vasco Peixoto de Freitas realçou que «a comparabilidade é uma grande vantagem deste sistema. Vai permitir uma segmentação, a partir da análise que foi feita. Tendo estes números, poderemos ter um referencial, que será tanto mais preciso e rico, quanto maior e mais atualizada for a base de dados.».
INOVA(RE)6 startups
A Semana da Reabilitação Urbana do Porto continua a crescer e na sua 10.ª edição estreou um novo espaço – o INOVA(RE). Um ecossistema dedicado ao empreendedorismo e que contou com a participação de 6 startups.
O Porto pretende ser neutro em carbono até 2030. Neste sentido traçou uma estratégia ambiciosa rumo à neutralidade - o Pacto do Porto para o Clima e que a Semana da Reabilitação Urbana do Porto apresentou à cidade, no âmbito da conferência “Pacto do Porto para o Clima. O desafio à reabilitação urbana!”. Uma sessão promovida com o apoio da ADENE e da Ordem dos Engenheiros Técnicos.
Promotores e investidores imobiliários destacaram, no segundo dia da Semana da Reabilitação Urbana do Porto, a resiliência da economia portuguesa, o investimento internacional realizado, a atratividade da cidade do Porto e as suas perspetivas para o futuro do mercado.
Não deixe de ler as conclusões da conferência “Perspetivas económicas e desafios ao mercado imobiliário!”, coorganizada pela Vida imobiliária, CBRE e Confidencial imobiliário, e que contou com a especial participação de Ana Paula Serra, Board Member do Banco de Portugal.
São cada vez mais as empresas, os turistas e os investidores que se instalam na Área Metropolitana do Porto. Mas, como pode manter-se esta dinâmica de atratividade num cenário económico que se perspetiva mais adverso? O licenciamento pode ser a peça-chave nesta equação. Perceba como nas conclusões da conferência “Atração de investimento e licenciamento. Duas faces da mesma moeda?”, coorganizada pela Vida imobiliária, pela Câmara Municipal do Porto, Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, APPII e Reify.
O ano de 2022, que marca o primeiro ano de retoma do turismo no pós-pandemia, tem registado números recordes no que ao setor do turismo diz respeito. A cidade do Porto, amparada por esta dinâmica, acolheu mais pessoas e empresas que escolheram a Invicta para se instalar. O Porto é uma «cidade que cresce em todos os setores e que está no radar mundial», referiu Pedro Lancastre, CEO da JLL Portugal, durante a conferência “Revamping Porto! Turismo & Empresas – Alavancas da reabilitação do Porto”, promovida pela JLL, em coorganização com a Vida Imobiliária.
25Conferências
A Semana da Reabilitação Urbana do Porto de 2022 apresentou a agenda mais completa das várias edições. Da habitação, ao turismo, passado pelas empresas, com destaque para a sustentabilidade, energia e materiais… 25 conferências preencheram a programação deste ano.
Num momento de urgência climática e em que ainda muitas pessoas em Portugal não têm os meios necessários para climatizar a sua habitação, a construção é chamada a reagir com novas soluções de eficiência energética e de melhoria dos edifícios. «Temos as necessidades identificadas, temos os meios, temos de fazer o que é preciso», afirmou Ávila e Sousa, Diretor Técnico e de Marketing do Grupo Preceram. Conheça as principais conclusões da conferência “Soluções sustentáveis para a (Re)Construção Eficiente. Como melhorar o conforto e o comportamento energético dos edifícios?”.
Vila Nova de Gaia acolhe o primeiro Laboratório de Cidades Relacionais, um projeto pioneiro a nível nacional e cuja primeira sessão de apresentação pública decorreu no dia 23 de novembro, no âmbito da 10.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto. Não deixe de ler os objetivos do Laboratório da Cidade Relacional, uma iniciativa do Município de Gaia, através da Gaiurb - E.M., e em cooperação com o Instituto Padre António Vieira (IPAV).
A urgência climática é incontestável e, hoje, todos os setores são chamados e motivados a seguir o caminho da descarbonização, incluindo a construção. Foi com esse mote que a Reynaers Aluminium e a A400 organizaram a conferência “Responsabilidade ambiental, fundamentos para a descarbonização da construção”, no âmbito da Semana da Reabilitação Urbana do Porto. Uma sessão que deixou claro «um grande aumento de registos LEED e BREEAM em Portugal» e o «o alinhamento com os objetivos da UE».
A reabilitação dos centros urbanos tem-se focado cada vez mais em fatores como o meio ambiente e o respeito pelo existente e pela seu envolvente. Além das vantagens da cal aérea, a Fassa Bortolo alia hoje a certificação LEED aos seus produtos da Bio Arquitetura, no âmbito da sua política de sustentabilidade. Este foi o ponto de partida para a conferência “A Certificação LEED e a sua importância no processo de reabilitação”.
Vistos Gold, alojamento local e descarbonização no setor imobiliário, estas foram as grandes temáticas das três sessões jurídicas promovidas pelo Imojuris, em parceria com a Abreu Advogados, a Morais Leitão e a PLMJ, no âmbito da programação da 10.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto.
Na primeira sessão do último dia da Semana da Reabilitação Urbana do Porto, a indústria do imobiliário e da construção abordou a importância da inovação, da sustentabilidade e dos requisitos acrescidos na certificação ambiental. Saiba mais sobre a conferência “Inovação e Sustentabilidade – Os novos materiais e a certificação ambiental no financiamento”, coorganizada pela Vida Imobiliária, Reynaers Aluminium e A400.
A pandemia de Covid-19 teve repercussões nos nossos espaços de trabalho, na forma como projetamos as nossas casas, nas nossas necessidades de espaço e de serviços. É um novo estilo de vida que reforçou também a ideia da cidade dos 15 minutos, em que «viver, trabalhar, comprar, cuidar e educar, está a uma curta distância». Transformações sociais com impacto direto na vida de cada um de nós e que foram discutidas no último dia da Semana da Reabilitação Urbana do Porto, na conferência “A cidade pós-pandemia. O que mudou e lições para o futuro!”, promovida pela Ordem dos Arquitectos - Seção Regional Norte e que se juntou à Schmitt + Sohn Elevadores.
Com o objetivo de alavancar o Porto para um novo patamar de competitividade e atratividade, mobilizando para o efeito um investimento de 600 milhões de euros até ao final da década, o Município do Porto apresentou a nova estratégia de desenvolvimento económico - o "Pulsar" no último dia da Semana da Reabilitação Urbana do Porto. Uma sessão promovida com o apoio da Câmara Municipal do Porto, da Câmara Municipal de Matosinhos e da Predibisa.
O Mercado do Bolhão foi a obra em destaque na Semana da Reabilitação Urbana do Porto. Após quatro anos de obras de reabilitação e modernização, o emblemático edifício está de portas abertas à cidade, provido de novas valências e que asseguram a posição do Bolhão como património económico, social e cultural da Invicta. Não deixe de ler as declarações do arquiteto autor do projeto, do promotor, dos responsáveis pela obra… Conheça este novo capítulo na história do Mercado do Bolhão.
Segurança e funcionalidade devem acompanhar a conservação do edificado e elevadores existentes. «Criatividade e capacidade técnica» são postas à prova, comentou Miguel Franco, Co-CEO da Schmitt Elevadores. Um trabalho que exige o melhor da tecnologia sem descurar o respeito e o valor pelo património. Não deixe de ler as principais conclusões da sessão "Os elevadores como elemento-chave na reabilitação de edifícios!", promovida pelo GECoRPA – Grémio do Património e Schmitt Elevadores.
Matosinhos é o concelho da Área Metropolitana do Porto (AMP) onde o custo de arrendamento ou aquisição de habitação mais cresce, não por ausência de parque habitacional, mas pela existência de imóveis devolutos e parcelas de terreno não edificadas. Ciente dos desafios do seu território, o Município tem em elaboração um ensaio da Zona de Pressão Urbanística – ZPU. O objetivo é claro «relativamente ao problema do acesso à habitação, onde se posiciona Matosinhos?» Não deixe de ler as conclusões da sessão "Zona de Pressão Urbanística de Matosinhos - Ensaio Metodológico".
Presente na Semana da Reabilitação Urbana do Porto, a MAPEI expôs a importância do rigor no levantamento das características do objeto de intervenção e da escolha de materiais compatíveis com o existente. «O processo de análise e de escolha dos sistemas compatíveis é fundamental e muito mais rigoroso face a projetos de construção nova». Sob o mote "A reabilitação é uma coisa séria" esta sessão abordou técnicas, ferramentas e materiais capazes de permitir o sucesso da reabilitação urbana.
A habitação e a reabilitação urbana continuam no centro da atenção do Município da Maia que tem assumido uma importância crescente na Área Metropolitana do Porto (AMP). «Com mais de 15.600 empresas, localizadas principalmente nas suas 14 áreas de acolhimento empresarial, a Maia é um dos municípios mais industrializados do país» e, consequentemente, com uma forte procura por habitação. Uma "Maia Magnética" que se destaca como um território bom para viver, trabalhar, empreender e investir.
A 10.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto contou com o apoio de diversas entidades do setor privado. Schmitt+Sohn, Grupo Preceram e Reynaers alinham nos patrocínios Platina. Na categoria Ouro incluem-se a A400, Abreu Advogados, Avenue, Caixiave, CBRE, CIN, Fassa Bortolo, Grupo Casais, Grupo San Jose, JLL, Mapei, Morais Leitão, Nhood, PLMJ, Portgás, Predibisa, Reify, Smeg e Victoria Seguros.
Nos patrocínios institucionais alinham a ADENE, AICCOPN, APEMIP, APPII, GECoRPA, Ordem dos Arquitectos-SRN, Ordem dos Engenheiros – Região Norte, Ordem dos Engenheiros Técnicos, Ordem dos Economistas, GECoRPA, IHRU e IMPIC. Os apoios institucionais cabem à ACAI, APFIPP, CLUSTER HABITAT SUSTENTÁVEL, RICS, ULI, APEGAC, AHP e ANFAJE. Na comunicação com o público, o Portal oficial é o Idealista e jornal oficial o Público Imobiliário.
DIA 22
Miguel Azenha, Universidade do Minho
Álvaro Santos, Agenda Urbana | OERN
Pedro Baganha, Câmara Municipal do Porto
DIA 23
Filipe Araújo, Câmara Municipal do Porto
Pedro Baganha, Câmara Municipal do Porto
Joana Fonseca e Caetano de Bragança, JLL
DIA 24
Ricardo Vieira, Reynaers Aluminium
Ricardo Valente, Câmara Municipal do Porto
Ana Jordão e Joana Lima, Predibisa
SESSÕES PARALELAS
DIA 22
SICC - Sistema de Custos de Construção
DIA 23
DIA 24
SEMINÁRIOS JURÍDICOS
INOVA(RE)