Descarbonização

Descarbonização: um desafio para todas as cidades

Francisco Rocha Antunes

Francisco Rocha Antunes

Chair, ULI Portugal

Temos de conseguir construir casas que sejam carbono quase zero e se possível serem carbono negativas antes de 2050, e para isso na ULI estamos a concentrar esforços na partilha de conhecimento aplicado à descarbonização, através da iniciativa C Change, que foi recentemente lançada na Conferência Europeia em Bruxelas.

Outra grande prioridade da Urban Land Institute é a habitação e a sua acessibilidade. A concentração de esforços de investigação e partilha de boas práticas à escala global, envolvendo os membros americanos, europeus e asiáticos ao mais alto nível tem como grande objetivo fazer chegar a todos as ferramentas que permitam enfrentar este enorme desafio de criar casas acessíveis e desta forma cumprir a promessa de inclusão de todos nas nossas cidades.

Na ULI Portugal acabámos de criar o Conselho Residencial, liderado por Miguel Kreiseler, que irá promover a partilha desse conhecimento global para os membros portugueses, alargando o universo de soluções e permitindo que as soluções residenciais sejam acessíveis às famílias médias. Os conselhos de produto são a base da atividade da ULI em todo o mundo porque agregam profissionais de diferentes origens em volta de um tema comum, neste caso a habitação, num espírito de partilha e de procura de soluções que fez da ULI a maior e mais antiga organização interdisciplinar do imobiliário no mundo.