Semana da Reabilitação Urbana do Porto

Um Porto de oportunidades na Semana da Reabilitação Urbana!

António Gil Machado

Director, Vida Imobiliária

A 8ª edição a Semana RU Porto coincide com o período de discussão pública do novo PDM – Plano Diretor Municipal. Num esforço de grande transparência, o Município do Porto apresenta on-line com grande detalhe todo o PDM, montou uma maquete digital em grande formato e promoveu inúmeras sessões de apresentação. É com grande sentido de responsabilidade que damos o nosso contributo na Semana RU Porto para este debate, definidor no futuro que queremos para a cidade!

A qualidade da governação de uma cidade não apresenta resultados imediatos, mas hoje é evidente o resultado de 20 anos de políticas consistentes e em especial estes últimos dois mandatos. Na primeira década do século arrancou a reabilitação do centro histórico do Porto, que é hoje uma realidade vibrante, cheia de economia, turismo com um ritmo impressionante de investimento privado que transformou o centro da cidade em 20 anos!

Nos últimos dez anos, que correspondem aos mandatos de Rui Moreira, a cidade viveu uma revolução silenciosa. Sem polémicas de maior, em diálogo e em grande proximidade à cidade, vivemos uma enorme mudança! O Porto recebe um volume de investimento nunca conhecido, atraindo investidores internacionais de diversas nacionalidades. As empresas internacionais descobriram a cidade para deslocalização de serviços e hoje há um pipeline de construção de novos e modernos edifícios de escritórios que não tem paralelo a nenhum outro momento de vida da cidade! A sucessão de prémios comprova a excelência turística da cidade!

Da mesma forma que o Porto foi capaz de reinventar o centro histórico, o novo PDM e o presente executivo alargam os horizontes da cidade a Oriente, com um programa de planeamento, investimentos públicos e a sinalização de oportunidades concretas de investimento, convidando de forma orientada ao interesse comum onde estão as oportunidades de futuro de um Porto que quer continuar a crescer e a oferecer novas oportunidades a todos!

Pela nossa parte, com a organização da Semana RU Porto, fica o contributo para esta revolução silenciosa, discreta, mas muito efetiva para um novo e melhor Porto!

Bem-vindos à Semana da Reabilitação do Porto!