Fim dos Vistos Gold coloca em risco 425 milhões de investimento da Mercan

Fim dos Vistos Gold coloca em risco 425 milhões de investimento da Mercan

O fim dos Vistos Gold foi uma das várias medidas anunciadas no pacote legislativo sobre habitação, anunciado pelo Governo em meados de fevereiro. O fim deste programa está a gerar polémica e contestação por parte dos especialistas, uma vez que o término do mesmo gera desconfiança dos investidores no nosso país.

Neste sentido, a Mercan Properties, que prevê abrir três hotéis nos próximos meses em Évora e no Porto, avançou ao Eco que o fim dos vistos gold em Portugal colocam em risco 425 milhões de euros do investimento da empresa em Portugal. A Mercan Properties, pertencente ao Grupo Mercan, sublinha ainda que o fim dos Golden Visa pode resultar na perda de criação de 565 postos de trabalho diretos e 690 indiretos.

Fim do regime pode provocar “um travão ao desenvolvimento económico e à reabilitação urbana do país”

Miguel Gomes, Construction & Development General Manager, frisa ao mesmo meio que «as consequências do fim do regime serão enormes» e podem resultar «numa transferência de investimentos para outros países com características semelhantes a Portugal» e provocar «um travão ao desenvolvimento económico e à reabilitação urbana do país».

De recordar que a Mercan Properties, entre os seus vários projetos, está a reabilitar dois hotéis em Lagos com um investimento de 107,8 milhões de euros, que serão explorados pela Hilton. Recentemente, a empresa anunciou uma nova unidade hoteleira, que deverá abrir portas no verão de 2024, na praia da Costa de Santo André.

O responsável prevê que a extinção dos ARI possa resultar em perdas imediatas, no global e apenas no segmento de hotelaria, «na ordem dos 600 milhões de euros, devido à suspensão de investimentos em curso».