Investimento dos Golden Visa cresce 37% até novembro

Créditos: Global Residence Index.
Créditos: Global Residence Index.

Em novembro, o investimento captado através dos vistos gold totalizou 65,6 milhões de euros, o que corresponde a uma subida de 40% face ao mesmo período de 2021 e um crescimento de 48% relativamente a outubro, avança esta segunda-feira o SEF, citado pelo Idealista/news.

Entre janeiro de novembro, o investimento realizado mediante o programa somou mais de 575 milhões de euros, um aumento de 37% face a igual período de 2021. Até novembro, foram atribuídos 1.130 vistos gold, de acordo com os dados fornecidos pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

Em novembro foram concedidos 121 vistos gold, sendo que 95 para a aquisição de bens imóveis (36 para reabilitação urbana) e 26 por via da transferência de capitais. No período em análise, o investimento em compra de bens imóveis totalizou 54,6 milhões de euros, dos quais 12,3 milhões em reabilitação urbana. As transferências de capital ascenderam a 11 milhões de euros.

Foram concedidos 18 vistos gold aos EUA no mês passado, 14 ao Reino Unido, 13 à China e 10 ao Brasil e África do Sul (10). Em novembro foram concedidas 138 autorizações de residência a familiares reagrupados, o que no total do ano corresponde a 1.341.

De salientar que, desde que o programa foi lançado, foram captados 6.674 milhões de euros. De recordar ainda que o Governo está a avaliar o fim do programa dos Vistos Gold, «que, provavelmente, já cumpriu a função que tinha a cumprir e que neste momento não se justifica mais manter», referiu o primeiro ministro no início de novembro.