Governo está a avaliar o fim dos Vistos Gold

Governo está a avaliar o fim dos Vistos Gold

António Costa afirmou, esta quarta-feira, que poderá não se justificar mais a manutenção do regime de Vistos Gold. Assim sendo, o Governo vai reavaliar o programa que esteve uma década em vigor.

«Há programas que nós estamos neste momento a reavaliar e um deles é o dos vistos gold, que, provavelmente, já cumpriu a função que tinha a cumprir e que neste momento não se justifica mais manter», referiu o primeiro ministro, citado pelo Público. De ressaltar que em setembro foram captados 67,4 milhões de euros através dos vistos gold, indicam os dados do SEF.

O líder executivo defendeu ainda a continuidade da política de atractividade de investidores no país, essencialmente na área tecnológica, contudo fez uma distinção relativamente aos vistos gold, onde se obtém autorização de residência no país na sequência, por exemplo, da compra de um imóvel de elevado valor.

Ao ser questionado sobre o regime fiscal especial destinado aos nómadas digitais, António Costa sublinhou que «temos um programa aberto para podermos ser um fator de localização desses nómadas digitais, como temos um programa de atração de Investimento Direto Estrangeiro. Cada empresa que faz grandes investimentos estratégicos em Portugal fá-lo também numa base contratualizada. E, felizmente, Portugal tem vindo a ser crescentemente atrativo», cita o Eco.

De recordar que certos estudos inserem Lisboa e Porto na lista de melhores cidades para um nómada digital viver.