Airbnb promove Lisboa como destino atrativo para nómadas digitais

Airbnb promove Lisboa como destino atrativo para nómadas digitais
Lisboa

A Airbnb vai colaborar com 20 destinos, entre eles Lisboa, para tornar mais fácil viver e trabalhar a partir de qualquer lugar. A presença do nómada digital, que permanece mais tempo no destino e se integra mais estreitamente com a realidade local, origina um maior número de oportunidades económicas para as comunidades locais. Como refere Gonçalo Hall, embaixador do trabalho remoto, nómada digital e CEO da NomadX, «o nómada digital é um trabalhador remoto que está cada vez mais a utilizar o alojamento local para as suas estadias, porém este mercado tem um perfil muito específico e algumas necessidades especiais».

A capital portuguesa é então um dos 20 destinos que a Airbnb irá destacar entre a comunidade de nómadas digitais, «não só pelo seu clima e localização geográfica, mas também pela sua vasta gama de serviços, redes de ligação de transportes, ofertas culturais e de lazer e variedade de opções de alojamento», refere a empresa americana em comunicado.

De recordar que, em Portugal, a plataforma anunciou a distribuição do guia Bem-Vindo a Lisboa, a implementação de um programa de controlo de ruído, a implementação da Linha de Apoio ao Bairro, o lançamento da Tecnologia de Reservas de Alto Risco e também do Portal da Cidade, uma ferramenta da indústria para apoiar as autoridades turísticas da cidade com dados sobre os bairros.

Assim sendo, nos próximos meses, a Airbnb vai criar hubs de informação especializados, de forma a ajudar a destacar os melhores alojamentos locais para estadias de longa duração, bem como informação relevante sobre requisitos de entrada e políticas fiscais. Os hubs podem já estar operacionais até ao final do presente ano.

Segundo o comunicado, um em cada cinco hóspedes alegou utilizar a plataforma da Airbnb para trabalhar remotamente enquanto viajava em 2021, «ao estabelecer parcerias com destinos como Lisboa e as Ilhas Canárias, queremos ajudar as pessoas a desfrutar desta flexibilidade e apoiar o regresso das viagens de uma forma segura e responsável, ao mesmo tempo que geramos novas oportunidades económicas para as comunidades locais e distribuímos talentos por todo o mundo», refere Mónica Casañas, diretora geral da Airbnb Marketing Services SL.