Promoção Imobiliária

Conferência da Promoção Imobiliária reúne centenas de profissionais na sua terceira edição

A III edição da Conferência da Promoção Imobiliária em Portugal - COPIP decorreu no dia 30 de junho, em Lisboa, com lotação esgotada. Ao longo do dia, cerca de 500 participantes passaram por Monsanto para acompanhar a conferência e o lançamento do Guia Exclusivo dos Promotores e Investidores Imobiliários. A COPIP é uma iniciativa da APPII - Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários e com o apoio da Vida Imobiliária.

Ana Tavares / Felipe Ribeiro | 05 Julho 2022
group

467

Participantes

record_voice_over

31

Oradores

assistant_photo

29

Patrocinadores

room

Monsanto

Localização

Reflexo da resiliência e da dinâmica do setor da construção e do imobiliário, a III edição da COPIP cresceu não só em número de participantes, mas também em alcance e impacto junto do grande público.

Personalidades de diferentes quadrantes da vida económica e social, reuniram-se numa partilha de conhecimento e de perspetivas sobre os desafios da transição energética, da sustentabilidade e da competitividade das cidades. Um debate amplo e aberto sobre os constrangimentos estruturais da nossa economia, sobre o impacto dos custos de contexto e de construção, e sobre a necessidade de desburocratizar o licenciamento urbano.

Entre outras personalidades, a COPIP contou com a presença e participação da Vereadora do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, Joana Almeida; do Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto, Pedro Baganha; e do Presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, António Miguel Castro.

Albúm Flickr
“É preciso dar aos portugueses mais habitação, e que ela seja mais verde"

O tema do acesso à habitação por parte dos portugueses deu mote ao arranque das sessões de debate da COPIP. Ricardo Sousa, CEO da Century 21, e Ricardo Guimarães, Managing Partner da Confidencial Imobiliário apresentaram os números que retratam o acesso à habitação em Portugal. Os especialistas identificaram novas geografias e garantem que “não é agora que o preço das casas vai realmente cair”. Não deixe de ler a notícia completa AQUI.

Mercado de arrendamento deve ter "uma oferta mais profissional e estruturada"

Fomentar a dinâmica do mercado de arrendamento em Portugal continua a ser difícil. Por várias razões os portugueses continuam a comprar casa, algo que só deverá mudar com a criação de “uma oferta mais profissional e estruturada". Conheça a opinião dos vários especialistas convidados na notícia disponível AQUI.

Reabilitação nZEB, a "chave" para combater a pobreza energética

Um dos grandes desafios que se colocam à fileira do imobiliário diz respeito à construção de edifícios cada vez mais sustentáveis. Isso mesmo ficou patente durante o debate “A sustentabilidade na construção e imobiliário como desafio de futuro!” e cujas principais conclusões pode ler AQUI.

Portugal não deve desperdiçar “procura sólida” para investimento imobiliário

Portugal continua a ser um "excelente refúgio para o investimento", mesmo em contexto de grande instabilidade global. A procura mantém-se forte, os bancos continuam abertos ao financiamento, mas há que agilizar os licenciamentos para manter este dinamismo. As conclusões do debate “Why Portugal – o investimento e a atração de capital” podem ser lidas AQUI.

APPII, Ci e autarquias assinam protocolo para criação de novo índice do licenciamento

Foi um dos pontos altos da III edição da COPIP. A APPII - Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários, a Confidencial Imobiliário e as Câmara Municipais do Porto e de Lisboa assinaram o protocolo para a criação do MLI - Municipal Licensing Index.

Na ocasião, Ricardo Guimarães, Managing Partner da Confidencial Imobiliário, referiu que o MLI representa uma «oportunidade histórica para o mercado» no sentido de uma maior transparência sobre os processos urbanísticos nas principais autarquias do país.

Todos os detalhes sobre o MLI, bem como as principais conclusões da mesa de debate "Desburocratizar o licenciamento – A exigência de um novo RGEU”, podem ser lidos AQUI.

A assinatura do protocolo para a criação do MLI - Municipal Licensing Index decorreu durante a III edição da COPIP.
A assinatura do protocolo para a criação do MLI - Municipal Licensing Index decorreu durante a III edição da COPIP.
APPII e VI lançam a 15ª edição do Guia Exclusivo dos Promotores e Investidores Imobiliários

O lançamento oficial do Guia Exclusivo dos Promotores e Investidores Imobiliários marcou o encerramento da III edição da COPIP. Na maior e mais completa edição desta publicação, o Presidente da APPII, Hugo Santos Ferreira disse que "temos um Guia com a força que representa o setor imobiliário". Fique a par da cerimónia de lançamento AQUI.

30 entidades apoiaram a maior edição de sempre da COPIP

Patrocinaram esta edição da COPIP a Arcano, Barbot, Caixiave, C21, EastBanc, EDP, Engexpor, EY, Fidelidade Property, Grohe, Grupo 8, JLL, Mexto, Millennium bcp, MIPIM, Morais Leitão, Nexity, Nhood, Revigrés, Reynaers, Saint-Gobain, Schmitt+Sohn, Schneider Electric, SIL, Smeg, Victoria Seguros, Vanguard Properties, Wider Property e Uponor, com o apoio institucional da ADENE. A Mercedes Benz foi a marca automóvel oficial da COPIP.

Apresentações

Ricardo Sousa, CEO da Century 21 Portugal | Espanha - Apresentação AQUI

Pedro Mello Vasconcellos, Diretor de ESG da Nhood Portugal - Apresentação AQUI

Gonçalo Ponces, Head of Development da JLL - Apresentação AQUI

Raquel Abecasis, Diretora Executiva da Invest Lisboa - Apresentação AQUI