Inscrições abertas para o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2024

Inscrições abertas para o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2024
As inscrições no Prémio Nacional de Reabilitação Urbana terminam a 16 de fevereiro.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) está de regresso para celebrar a sua 12.ª edição. As inscrições estão abertas e decorrem online até 16 de fevereiro de 2024.

A celebrar a sua 12.ª edição, o PNRU é uma referência para arquitetos, engenheiros, promotores e demais profissionais do setor da construção e do imobiliário. Cerca de 800 intervenções de reabilitação urbana, de norte a sul do país, incluindo ilhas, já participaram nesta iniciativa que, anualmente, distingue algumas das melhores intervenções de reabilitação urbana realizadas em território nacional.

Nesta nova edição do PNRU podem participar todas as intervenções de reabilitação urbana concluídas entre 1 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2023, que não tenho sido candidatas em edições anteriores. Para assegurar a participação, todos os interessados devem submeter a sua inscrição, online, até à data-limite de 16 de fevereiro de 2024. No formulário de inscrição serão solicitados elementos descritivos e visuais (imagens da intervenção de reabilitação urbana antes e após a obra) da intervenção candidata.

Em premio.vidaimobiliaria.com pode consultar o Regulamento, conhecer o Júri e aceder ao formulário de inscrição.

Conheça o Júri da nova edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

A cada nova edição do PNRU, o Júri renova-se assegurando independência e imparcialidade nas suas decisões. Um painel composto por cinco personalidades, de reconhecido mérito e excelência, que se complementam nas suas competências integra o engenheiro Manuel Reis Campos (Presidente AICCOPN e da CPCI); o arquiteto José Manuel Pedreirinho (antigo Presidente da Ordem dos Arquitectos - triénio 2017-2019); a economista e professora da Porto Business School, Ana Paula Delgado; o arquiteto e professor jubilado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), Carlos Prata; e o professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Manuel Duarte Pinheiro.

Serão estas cinco personalidades que terão a responsabilidade de eleger os melhores projetos nas categorias Residencial, Comercial & Serviços, Turístico, Impacto Social, Cidade de Lisboa, Cidade do Porto, Sustentabilidade, Reabilitação Estrutural, Restauro e Melhor Intervenção inferior a 1000 m2.

O Júri do PNRU conta com a assessoria técnica e científica de várias entidades independentes, designadamente, do Instituto para a Construção Sustentável que apoia a seriação dos melhores candidatos na categoria "Reabilitação Estrutural". E, ainda, da ADENE – Agência para a Energia e da Savills na avaliação dos melhores projetos na categoria "Sustentabilidade".

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana celebra 12 anos

Criado em 2013, o PNRU conquistou o reconhecimento dos profissionais do setor da construção e do imobiliário e da sociedade civil. A edição de 2024 vai assinalar os 12 anos desta iniciativa, mais de uma década a premiar a reabilitação urbana, bons exemplos de reabilitação urbana, não só pelas suas especificidades técnicas, mas também pelo seu impacto no tecido urbano e económico.

Faça parte desta iniciativa! A inscrição está disponível online. São elegíveis todas as intervenções de reabilitação urbana concluídas entre 1 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2023. Informações completas em premio.vidaimobiliaria.com.