TikoAnalytics, o algoritmo que calcula o preço do imóvel sem o visitar

TikoAnalytics, o algoritmo que calcula o preço do imóvel sem o visitar

A Tiko revelou que, mediante o algoritmo TikoAnalytics, valoriza cada propriedade sem a ver. Tendo como base dados, o TikoAnalytics é um software de inteligência artificial, que recolhe pontos de dados de propriedades e do seu ambiente, cruzando-os com dados de transações.

Com esta ferramenta, a Tiko é capaz de calcular o preço do imóvel sem o visitar e, mesmo assim, assegurar a melhor aproximação ao valor real de mercado, além de prever as tendências futuras do próprio mercado.

Sina Afra, CEO Tiko, frisa que «na Tiko, recolhemos os nossos próprios dados, fazemos análises, limpamo-los e preparamos os dados. A diferença entre recolher e processar dados por conta própria ou comprá-los a um terceiro fornecedor é comparável à forma de obter uma chávena de café. Podemos selecionar a origem dos grãos de café, torrá-los, moê-los, misturá-los com água quente ajustando a pressão e a temperatura e obter o melhor café para o nosso gosto. Ou podemos comprar um saco de café instantâneo e misturá-lo com água quente. Em ambos temos café, mas ter café instantâneo é como comprar dados. A Tiko vai até ao fim e prepara todo o processo».

Com um tempo de resposta inferior a 1 segundo, o TikoAnalytics é melhorado todos os dias, o que permite à proptech obter uma imagem completa das tendências de mercado – a taxa de erro é inferior a 5%.

Em Portugal, a Tiko opera, atualmente, nas cidades de Lisboa, Setúbal e Porto.