Eficiência Energética

Porto Asprela arrecada certificação LEED Gold com a “maior pontuação” da Europa

Vanessa Sousa |
Porto Asprela arrecada certificação LEED Gold com a “maior pontuação” da Europa
Residência de Estudantes Milestone Porto Asprela

Esta unidade integra um conjunto de tecnologias que visam melhorar a eficiência no consumo de energia e de água. Para além destas funcionalidades, o edifício detém um sistema de isolamento térmico, estruturas de recuperação de energia e calor e ainda painéis fotovoltaicos para produzir energia limpa.

Foram todos estes sistemas pensados desde o início do projeto que contribuíram para que esta unidade - que disponibiliza 220 apartamentos e vários espaços comuns (como ginásio e lavandaria) - recebesse 62 pontos em matéria de sustentabilidade, que é «a maior pontuação na categoria hospitalidade já concedida na Europa», lê-se no comunicado de Milestone, operadora de residências de estudantes criada pela Value One e pela Nuveen Real Estate.

«Além das inovações técnicas neste edifício, garantimos desde o início do projeto que estávamos a lidar de forma sustentável com os recursos, como por exemplo, criando um sistema de gestão de resíduos sustentável no edifício», acrescenta Miguel Garcia, CEO da Garcia Garcia, a empresa responsável pela construção desta unidade. Sobre este ponto, Gary Clarke, CEO da Milestone, garante que «os nossos esforços em matéria de sustentabilidade começaram durante a fase de planeamento do projeto e continuam mesmo com a propriedade em funcionamento».

O diretor de sustentabilidade na Nuveen Real Estate Richard Hamilton-Gray assume que «a sustentabilidade está no coração da abordagem de investimento da Nuveen Real Estate, na medida em que continuamos a integrar os critérios ESG no nosso portfólio para ajudar a criar valor para os nossos clientes no mundo de amanhã. Alcançar este resultado de certificação LEED histórico para o nosso portfólio PBSA em Portugal é uma prova do papel central que colocamos na sustentabilidade em toda a nossa ampla gama de habitação. Estamos orgulhosos de ter recebido este prémio e continuaremos a trabalhar para garantir um alto padrão de sustentabilidade em todo o nosso portfólio imobiliário»,

Para Sebastian Gruber, Gerente Geral da Value One Development International, «esta certificação LEED Gold é um reconhecimento das nossas qualidades. Nos nossos projetos assumimos a responsabilidade pela comunidade e pelo meio ambiente e estamos felizes que uma avaliação independente tenha confirmado isso mesmo», conclui.

A certificação Leadership in Energy & Environmental Design – mais conhecida pelo acrónimo LEED – é atribuída pelo U.S. Green Building Council e tem como objetivo avaliar e creditar a construção ecofriendly através de um sistema universal de parâmetros que avaliam o desempenho ambiental e energético dos edifícios.