Nova promotora Overseas chega ao mercado com projetos de €130M

Nova promotora Overseas chega ao mercado com projetos de €130M
Rooftop do projeto Yacht Club, em Alcântara

Overseas, é este o nome da nova promotora imobiliária de capital 100% português que acaba de se apresentar ao mercado. Sediada em Lisboa, é liderada por Pedro Vicente, e pretende atuar como promotora imobiliária independente, assumindo forte compromisso com a sustentabilidade e o ESG. A construção de edifícios NZEB, mobilidade elétrica ou produtos imobiliários branded e de luxo serão os principais focos da atividade.

Apresentando a empresa, o CEO da Overseas, que transita da Habitat Invest, refere que «as preocupações ambientais e a aceleração digital da nossa atuação serão o nosso foco. Com este enquadramento, desejamos que a Overseas se venha a distinguir pelos seus produtos branded, premium e de luxo».

A empresa chega ao mercado com 5 projetos imobiliários residenciais em carteira, quatro deles em Lisboa, dois de reabilitação e dois de construção nova, em Alcântara, junto ao novo complexo de escritórios Allo, com cerca de 40 apartamentos turísticos; na rua Braamcamp, com 19 frações, junto ao edifício Castil (ambos construção nova); em Alfama, com outros 17 fogos, e outro na zona da Avenida da Liberdade, também com 17 unidades residenciais. Na zona da Comporta, em Brejinhos, vai investir no projeto Herdade do Silêncio, que terá forte componente vinícola. Terá 27 unidades.

Projecto Yacht Club, Alcântara
Projecto Yacht Club, Alcântara

Juntos, estes projetos somam um investimento de cerca de 130 milhões de euros e 133 unidades residenciais e turísticas premium e de luxo, num total de 33.000 metros quadrados de construção. Todos estão em fase de licenciamento. «Dentro de 2 a 3 anos, começaremos a entregar unidades», avança Pedro Vicente, cujos preços deverão rondar os 7.500 euros por metro quadrado.

Alguns destes projetos serão branded residences, nomeadamente em Lisboa. O responsável afirma que «contamos anunciar um projeto branded de luxo no primeiro semestre do próximo ano». Já decorrem as negociações com uma marca internacional.

O capital social da Overseas é distribuído pela Sarsfield Vicente, sociedade familiar detida por Pedro Vicente e por uma subsidiária do grupo World Trust Capital Partners, grupo económico focado em investimentos imobiliários, composto por capitais portugueses e brasileiros. A empresa é auditada pela Ernst & Young.

A empresa assume possíveis parcerias com outros promotores imobiliários, nomeadamente com investidores internacionais que beneficiem de parceiros locais para os seus negócios em Portugal.

Sustentabilidade «não é negociável». Parceria com parceiro energético será anunciada em breve

Segundo Pedro Vicente, «a sustentabilidade não é negociável para nós». A Overseas tem como objetivo certificar ambientalmente todos os seus projetos imobiliários, e para tal já está a trabalhar numa parceria feita com «um grande grupo imobiliário que tem uma empresa dedicada à gestão de energias renováveis. Com eles, vamos desenvolver estes produtos de A a Z, integrando tecnologias que nos permitam melhores resultados na certificação ambiental e performance dos nossos edifícios ao nível das emissões». Todos os edifícios serão NZEB, e vão incorporar «soluções energéticas de ponta, de mobilidade sustentável e de poupança de água».

Pedro Vicente recorda que o setor imobiliário encontra ainda hoje, na área da sustentabilidade, «barreiras de inação, de indiferença, do desconhecimento», e também dos custos. «No nosso setor económico, estes temas são emergentes. Os critérios de redução de emissões para 2050 são muito existentes, e temos muito pouco tempo para o fazer».