Nova edição do curso de prescritores de janelas CLASSE+ arranca na próxima semana

Nova edição do curso de prescritores de janelas CLASSE+ arranca na próxima semana

Segundo a agência, as edições anteriores, organizadas em setembro, registaram «uma forte procura», cm a totalidade das vagas preenchida. Estão agora abertas as inscrições para a nova edição do curso (forma híbrida, online e presencial), que podem ser feitas aqui.

Segundo a Academia ADENE, «o Curso de Prescritores de Janelas Eficientes CLASSE+ tem como objetivo contribuir para a qualidade das obras e a instalação de janelas, permitindo reforçar e harmonizar os conhecimentos sobre padrões, referências e boas práticas, no que toca à prescrição de janelas eficientes adequadas a cada caso».

Durante as 4 horas de formação são abordados temas como os princípios e conceitos básicos, as características da janela e requisitos técnicos que afetam o desempenho da janela. Este curso prevê ainda um tema de aplicação prática, através do qual é feito um exercício de prescrição de janelas para um caso de estudo específico.

De recordar que a etiquetagem energética CLASSE+ é uma iniciativa da ADENE que se pretende afirmar «como um instrumento ao dispor dos cidadãos para apoio à escolha de janelas mais eficientes, recorrendo às melhores empresas e aos melhores profissionais instaladores».

A etiqueta CLASSE+ «permite comparar o desempenho energético de elementos da envolvente dos edifícios como janelas (e, no futuro, isolamentos, películas de controlo solar, etc.) que não são abrangidos pela etiqueta energética obrigatória, pelo que a solicitação da etiqueta CLASSE+ nas propostas e/ou orçamentos é o primeiro passo para uma escolha mais informada», defende a ADENE.

Este sistema de etiquetagem voluntário de referência, o CLASSE+ «permite às empresas distinguirem-se no mercado da construção e da reabilitação cada vez mais competitivo. Ao classificarem os seus produtos e serviços de acordo com as regras e normas técnicas do CLASSE+, as empresas demonstram o desempenho dos seus produtos e reforçam a confiança dos seus clientes», pode ainda ler-se em comunicado.