Nido pretende abrir 4 residências em Lisboa até 2025

Smart Studios Carcavelos.
Smart Studios Carcavelos.

A Nido anunciou hoje que concluiu a integração da Smart Studios na sua plataforma operacional. A marca de gestão de alojamento para estudantes e co-living da Round Hill Capital, adiciona assim 2.000 novas camas para alojamento ao seu portefólio.

Em território português, a Nido gere, atualmente, 1280 camas em 6 localizações, incluindo as 380 do mais recente projeto Nido Campo Pequeno, em Lisboa, a ser inaugurado no dia 17 de março. Para além disso, a Nido prevê ainda a abertura de mais quatro residências até 2025 em Lisboa, traduzindo-se em mais 1.100 novas camas.

Esta integração dá início à próxima fase da estratégia da Round Hill Capital para o segmento PBSA em Portugal, após a aquisição da Smart Studios, a maior transação de alojamento para estudantes e co-living no nosso país em 2022, num valor de investimento de aproximadamente 200 milhões de euros.

Criação de um portefólio ibérico com cerca de cinco mil camas

Por intermédio desta integração, a Nido poderá estabelecer um portefólio ibérico com um total de cerca de cinco mil camas em 14 residências como parte de uma oferta mais alargada de 9.000 camas disponíveis na Dinamarca, Irlanda, Países Baixos, Portugal, Espanha e Reino Unido.

João Pita, Head of Portugal da Round Hill Capital, revela que «após a aquisição da Smart Studios no ano passado, o nosso plano sempre foi o de integrar este negócio na plataforma e marca Nido. A Nido é, claramente, líder de mercado no segmento do alojamento estudantil europeu e acreditamos que, com a sua própria experiência e o longo historial da Round Hill Capital no que toca ao desenvolvimento e gestão de ativos residenciais construídos para o efeito, ser-nos-á possível melhorar a experiência dos nossos residentes e aplicar economias de escala para ajudar a impulsionar os retornos dos investidores»

“Ativos residenciais modernos de alta qualidade continuam a ser uma classe de ativos de relevo para a Round Hill Capital”

O responsável acrescenta ainda que «ativos residenciais modernos de alta qualidade com boas credenciais ambientais, localizados nas principais cidades europeias com fortes argumentos de oferta/procura, continua a ser uma classe de ativos de relevo para a Round Hill Capital e continuaremos a procurar oportunidades para aumentar o nosso portefólio, tanto em Portugal como em toda a Europa».

A Round Hill abriu, em setembro, a residência Smart Studios da Asprela, no Porto.
A Round Hill abriu, em setembro, a residência Smart Studios da Asprela, no Porto.

A integração da Smart Studios, na plataforma operacional da Nido, permitirá também aos residentes beneficiar da vasta experiência, recursos e reconhecimento daquela operadora.

Darren Gardner, Chief Operating Officer da Nido, afirma que «após o largo período que já passou desde a aquisição e a aprendizagem do negócio da Smart Studios, e incorporando a experiência local no nosso modelo operacional, estamos agora prontos para integrar e dar um novo naming a este negócio dentro da plataforma Nido. Isto irá proporcionar um número significativo de benefícios em termos de excelência operacional, recursos e economias de escala».

Começar a maximizar essas oportunidades para dar aos nossos residentes a melhor experiência

O Chief Operating Officer da Nido adianta que o «nosso objetivo agora é começar a maximizar essas oportunidades para dar aos nossos residentes a melhor experiência, enquanto trazemos mais oferta residencial de elevada qualidade e que são muito necessárias para um mercado com défice de oferta. Iremos concentrar, também, a nossa atenção em mobilizar os quatro antigos ativos de primeira classe da Smart Studios, ao mesmo tempo que procuraremos expandir ainda mais o negócio da Nido e de forma mais ampla em toda a Europa».

Desde a aquisição em julho de 2022, a Nido integrou a Smart Studios nos seus sistemas de gestão. A marca de gestão de alojamento para estudantes e co-living da Round Hill Capital está também empenhada em reforçar as políticas de ESG da plataforma Smart Studios, com especial foco para a melhoria do consumo de energia e do bem-estar dos residentes.

Portugal continua a atrair estudantes internacionais

Em comunicado, a Nido salienta o facto de Portugal continuar «a atrair um número significativo de estudantes internacionais devido à qualidade da oferta educativa, a que se associam propinas competitivas e a qualidade de vida disponível para jovens profissionais, nomeadamente em cidades como Lisboa e Porto».

Em contrapartida, a Nido reforça que «a crescente comunidade de estudantes revelou um forte desequilíbrio entre a oferta e a procura neste segmento, onde as soluções de alojamento disponíveis ainda são em grande parte não institucionais e sem condições modernas e adequadas».

O investimento da Round Hill Capital visa, assim, melhorar a disponibilidade e a qualidade do alojamento estudantil, por forma a dar resposta ao crescente problema da procura.