O que os locatários querem da área de trabalho de hoje?

O que os locatários querem da área de trabalho de hoje?

Sponsored Content: IWG

Agora que o trabalho híbrido entrou no mainstream, as empresas estão a efetuar mudanças na maneira como operam, como por exemplo reduzir sua pegada imobiliária.

Os proprietários precisam capitalizar a tendência híbrida adicionando flexspace ao seu portfólio, porque o que os empregadores desejam em um escritório mudou significativamente no mundo do trabalho pós-pandemia.

Flexibilidade

A mudança para o flexspace já estava em andamento antes do Covid-19, mas a pandemia acelerou a velocidade de adoção.

Isso levou a um aumento na procura por arrendamentos mais curtos, com a opção dos funcionários trabalharem em locais de trabalho flexíveis mais próximos de suas casas. No novo mundo do trabalho, espaços de escritório que podem ser reconfigurados para atender às necessidades de mudança do ocupante e espaços para conexão e colaboração e salas de reunião são de particular importância.

Um estudo da Verdantix para a plataforma de tecnologia Essensys examinou os principais fatores que estão 'impulsionando a procura por espaços de trabalho flexíveis'.

“Trata-se de dar aos inquilinos flexibilidade, uma experiência consistente e fácil movimentação em toda uma rede de espaços”, diz Jeremy Bernard, CEO da América do Norte da Essensys, acrescentando que “86% dos proprietários disseram que [flexibilidade de arrendamento] era um fator influente ou muito fator influente na condução do crescimento do flexspace. Coincidentemente, os inquilinos também classificaram a flexibilidade de arrendamento como uma das tendências de mercado mais importantes, com 66% classificando-a como muito importante.”

Espaços diferenciados

Nos próximos meses, os proprietários precisarão ser muito mais inovadores ao fornecer diversos espaços internos para atender a diferentes tipos de trabalho e aumentar a produtividade. No topo das listas de desejos de muitas empresas estarão as zonas interativas para colaboração, quer isso signifique salas de reunião ou lounges mais informais e áreas de descanso – uma prioridade fundamental para os dias em que os funcionários se reúnem.

“A economia do cubículo tem que acabar”, diz McKinsey em um artigo argumentando que o local de trabalho precisa se tornar mais “mágico”. “As pessoas voltarão ao local de trabalho apenas se o espaço for seguro, confortável, fácil de navegar, convidar à colaboração e oferecer um fator 'uau'”, dizem eles.

“Espaços inteligentes para conferências, áreas de colaboração e lounges que inspiram a colisão de ideias e criatividade vão definir o piso, dependendo da natureza do trabalho que está sendo realizado”, dizem os autores. Além de espaços de colaboração, os inquilinos vão querer mais cabines privadas onde os funcionários possam fazer videochamadas ou ter conversas off-the-record.”

De fato, o IWG já aumentou o número de áreas dedicadas a salas de reunião e colaboração.

Tecnologia inteligente

Imagine, como empregador, se os funcionários estivessem armados com um aplicativo que lhes permitisse navegar pelo prédio, encontrar a sala de conferências onde a reunião estava a decorrer ou a mesa reservada para eles. E se você pudesse entender como o seu espaço de trabalho foi usado em tempo real e ver quando este está mais movimentado?

Esse tipo de tecnologia inteligente já está disponível e promete tornar a gestão de escritórios mais eficiente nos próximos anos. A tecnologia sem toque também será uma benção, com o impacto persistente da pandemia. Sistemas biométricos de segurança e gestão de espaço irão permitir acesso sem toque a prédios, espaço de trabalho e salas de reunião. No futuro, a digitalização do telefone poderá ser substituída por reconhecimento facial ou de voz, da mesma forma que a tecnologia de pagamento biométrico funciona.

Santuários de bem-estar

Instalações que apoiam o bem-estar físico e mental dos funcionários estão no topo da lista de prioridades de muitas empresas. Durante a pandemia, muitas pessoas relataram sentir-se solitárias e, ao incentivar as pessoas a não trabalhar em casa em período integral, fornecendo acesso a um espaço de coworking conveniente nas proximidades, bem como a uma sede atraente, os indivíduos se beneficiarão de estar perto de outras pessoas e obter longe do isolamento e das distrações da vida doméstica.

A pesquisa global da Knight Frank sobre ocupantes de escritórios corrobora isso. “Acreditamos que os espaços do santuário se tornarão uma característica mais discernível dos melhores edifícios de escritórios da categoria. Em nossa opinião, a próxima onda de amenidades será em torno da educação, à medida que as empresas se familiarizam com uma extensa agenda de qualificação e requalificação”.

As três principais instalações que os ocupantes globais estão procurando agora, diz Knight Frank, são aquelas que apoiam o bem-estar mental (56%), armazenamento de bicicletas (55%) e pontos de entrega e coleta de encomendas (53%). Outros recursos populares são creches e quartos para os novos pais alimentarem e trocarem seus bebês, além de espaço para sessões de ioga, meditação, massagem e pilates.

Eficiência energética

Com o combate às mudanças climáticas no topo da agenda, os ocupantes querem edifícios com boa pontuação em esquemas de certificação de eficiência energética, como LEED e BREEAM, e assim ajudá-los a atingir suas próprias metas ambientais e de governança social (ESG).

O Spaces Omniturm em Frankfurt, por exemplo, recebeu um certificado de platina pelo LEED. Uma característica fundamental do edifício é a sua vidraça de proteção solar. Este vidro possui um revestimento especial projetado para reduzir a quantidade de calor que entra em um espaço, refletindo e absorvendo a luz, além de filtrá-la para reduzir o brilho. Isso ajuda a reduzir a necessidade de ar condicionado, luz artificial e calor, reduzindo a pegada de carbono do edifício.

De acordo com a empresa de pesquisa global Market Research Future, edifícios de energia zero em todo o mundo (que geram tanta energia quanto consomem) provavelmente crescerão a uma taxa anual composta de 31,67% entre 2021 e 2028.

O espaço de trabalho flexível é o setor que mais cresce no mercado global de trabalho. Aproveite ao máximo esta excelente oportunidade de investimento em parceria com a IWG hoje.