Dtway torna os edifícios mais eficientes com inteligência artificial

Dtway torna os edifícios mais eficientes com inteligência artificial
Diogo Drumond, managing partner da DTWay.

Sponsored Content: DTWay

Com foco na Inteligência Artificial (IA), a DTWay nasceu há quatro anos com a premissa de capitalizar as potencialidades das tecnologias de informação para revolucionar a forma como os edifícios são geridos. Desenvolve soluções tecnológicas para sistemas de Gestão Técnica Centralizada (GTC), agora designados na nova legislação por Sistemas de Automatização e Controlo de Edifícios (SACE), «que permitem apoiar os proprietários e os gestores desses ativos a maximizar o conforto, a eficiência e o diagnóstico na utilização dos ditos sistemas técnicos», oferecendo um serviço de acompanhamento dos edifícios que inclui a implementação de tecnologias avançadas na gestão operacional dos sistemas técnicos, explica o seu managing partner, Diogo Drumond.

«O retorno sobre o investimento é sempre a preocupação da DTWay, seja ele em redução de custos, redução de emissões ou aumento do conforto dos utilizadores», afiança, frisando que «com processos de decisão baseados em dados e métricas objetivos procuramos mitigar a incerteza dos gestores, garantindo transparência entre as várias entidades».

A proposta de valor da DTWay passa por «criar uma nova camada de controlo que transforma os tradicionais sistemas de automação numa infraestrutura IoT, onde não só é possível recolher dados, mas também atuar sobre os sistemas com apoio de Inteligência Artificial. E dado que a eficácia desta camada de software está dependente da infraestrutura física dos edifícios, principalmente no que respeita aos sistemas de automação e técnicos, criámos uma cadeia de valor end-to-end capaz de apoiar gestores de edifícios com diferentes maturidades de digitalização».

Ou seja, «desde edifícios existentes sem GTC/ SACE até edifícios novos com sistemas modernos, a DTWay apoia em toda a linha com diagnóstico, conceito e projeto, instalação e, claro, operação durante o ciclo de vida», detalha. «Este apoio reveste-se de particular importância face às alterações legislativas no sistema de certificação energética de edifícios», frisa Diogo Drumond, lembrando que «a obrigatoriedade, até 31 de dezembro de 2025, que todos os edifícios com potência superior a 290 kW possuam um SACE, irá impor uma modernização forçada destes sistemas». Posicionando-se como um «parceiro ideal» neste contexto, a DTWay «apoia o dimensionamento e instalação do sistema, e garante um retorno sobre o investimento, levando a melhorias assinaláveis nas métricas de gestão do edifício e de conforto dos utilizadores, enquanto permite poupanças energéticas na ordem dos 30%», garante.

Digitalização do imobiliário ao serviço da eficiência energética

A DTWay destaca-se pela forma como coloca a digitalização do imobiliário ao serviço da eficiência energética. «Uma transição verde assenta no desenvolvimento balanceado das duas faces de uma mesma moeda: utilização de fontes de energia renovável, por um lado, e eficiência na utilização dessa energia, por outro. Na essência, os nossos serviços estão naturalmente orientados para a melhoria das métricas críticas para qualquer gestor de ativos ou proprietário: conforto dos utilizadores, eficiência na utilização dos sistemas técnicos e poupança energética. E, sendo que estes dois últimos são efetivamente críticos para contribuir para essa transição, posicionamo-nos como catalisadores para a potenciar», afirma Diogo Drumond.

Sendo o ESG cada vez mais preponderante nos processos de tomada de decisão dos stakeholders, «é aqui notória uma transição das métricas de operação de edifícios, tendo surgido vários requisitos para a medição da performance dos sistemas técnicos em edifícios». Considerando que «apesar da medição ser um bom primeiro passo, é na atuação sobre os sistemas que estará o ganho nesta frente», a DTWay oferece «um serviço de suporte à medição e compliance destes objetivos com o benefício acrescentado que também implementamos as soluções que permitem atingir os objetivos», sublinha o managing partner.

Embora preponderantes, os grandes desafios que hoje se colocam aos gestores de edifícios estão longe de se esgotar nas temáticas da sustentabilidade e na forma como podem minimizar o seu impacto ambiental. «A integração das tecnologias digitais para otimizar a eficiência operacional e a segurança dos edifícios, a adaptação às necessidades dos utilizadores e proporcionar experiências personalizadas, com maior conforto, conectividade e espaços de trabalho flexíveis; e o desafio de equilibrar os custos de implementação das medidas com os benefícios e o retorno do investimento a longo prazo» são também preocupações cada vez mais presentes, nota ainda este especialista.

2024 será ano de crescimento

Após um conjunto de projetos piloto exploratórios nos anos de formação da empresa, «2023 foi um ano muito importante para a DTWay, em que conseguimos segmentar a nossa oferta comercial e fazer crescer o portfólio de edifícios sob controlo. Foi também o ano em que concluímos o projeto de investigação GIAQ, ligado à gestão avançada de sistemas AQS em hotéis e no qual estamos a ter resultados assinaláveis». Assim, «2024 será a continuação do trabalho feito nos anos anteriores, prevendo-se um crescimento do número de edifícios acompanhados bem como das tecnologias e algoritmos aplicados», antecipa Diogo Drumond. O WOW – World of Wine, o POP – Porto Office Park ou o The Views Hotel, são alguns dos empreendimentos que já integram soluções desenvolvidas pela DTWay, «com resultados assinaláveis», que inclui ainda no seu rol de clientes outros nomes bem conhecidos como a Galp, com a qual tem alguns projetos de implementação como o do controlo automático das Piscinas de Matosinhos, «onde obtivemos reduções de 30% nos consumos de aquecimento».

WOW

Um dos maiores equipamentos dedicados ao vinho, à arte e à cultura da vinha e do vinho do Porto, com 25.000 m² (numa primeira fase), o quarteirão cultural WOW - World of Wine, em Vila Nova de Gaia, conta com a plataforma R8tech para uma gestão eficiente dos consumos energéticos, controlando os sistemas de AVAC através da GTC / SACE do empreendimento.Os resultados são assinaláveis, traduzindo-se, em 2022, no equivalente a 59.000 euros de poupanças em custos energéticos, a redução de 106 toneladas de emissões de CO2 e o equivalente a 5.500 árvores salvas, além de ter evitado o consumo de 434 MWh.

THE VIEWS HOTELS

Fruto de um projeto de investigação concluído em 2023, a DTWay tem sob controlo os hotéis desta cadeia com o serviço GIAQ – Gestão Inteligente de Água Quente, que otimiza a produção e AQS, maximizando as fontes de energia livres através de algoritmos preditivos. As estratégias de controlo do projeto-piloto implementado no The Views Oasis, na Madeira, resultaram em reduções de 90% no consumo de gás propano e de 122 MWh no consumo de energia primária, além de poupanças de 13.000 €/ano no custo de produção de AQS e de 98 toneladas nas emissões de CO2 para a atmosfera.