C&W tem novos responsáveis europeus de Sustentabilidade e ESG

Ana Luísa Cabrita e Miguel Harrington Sena
Ana Luísa Cabrita e Miguel Harrington Sena

A consultora Cushman & Wakefield anunciou esta semana a promoção de novos colaboradores que vão acumular responsabilidades europeias na área da Sustentabilidade e ESG. Ana Luísa Cabrita e Miguel Harrington Sena passam a assumir funções de Sustainability in Asset Services Lead EMEA e EMEA Lead Sustainability Services Marketing, respetivamente.

Eric van Leuven, diretor-geral da Cushman & Wakefield Portugal, afirma que «é um orgulho verificar que dois dos colaboradores portugueses sejam reconhecidos a nível internacional, numa área tão relevante como a contribuição para um mundo (imobiliário) mais sustentável».

Ana Luísa Cabrita juntou-se à consultora há um ano, como Head of Sustainability & ESG, com o objetivo de desenvolver a área de sustentabilidade e ESG, a nível local, e tem atualmente a seu cargo a responsabilidade de desenhar, definir e implementar as estratégias de sustentabilidade e ESG para o leque alargado de clientes da consultora, e coordenar projetos de consultoria nas várias áreas de negócio da empresa. Acumula agora funções europeias, ficando a seu cargo a responsabilidade de definir a estratégia e coordenar equipas nas várias geografias onde a consultora presta os seus serviços de Asset Management (gestão de imóveis).

A responsável é licenciada em Engenharia do Ambiente pela Universidade Nova de Lisboa, conta ainda no seu percurso académico, com um Mestrado em Engenharia do Ambiente e, também, um Mestrado em Social Business pela IES. Entre outras formações executivas, detém um Executive MBA pela Universidade Pontifícia Comillas, estando ativamente ligada a várias organizações nacionais e internacionais.

«O convite para alargar as minhas funções foi um enorme reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e é com um enorme sentido de responsabilidade que assumo esta função EMEA. Obviamente que o trabalho desenvolvido não teria sido possível sem a equipa incrível que está, e irá continuar, comigo a oferecer os serviços de consultoria de ESG a nível local», afirma Ana Luísa Cabrita em comunicado.

«Nos últimos anos a sustentabilidade e o ESG afirmaram-se, de forma irreversível, no setor imobiliário»

«Nesta nova função estarei, adicionalmente, focada em Asset Services, no sentido de continuar a trabalhar na, cada vez maior, integração de ESG no nosso “business as usual” e a dar resposta às necessidades ESG dos nossos clientes internacionais, de uma forma mais eficiente e garantindo o alinhamento dos serviços especializados que prestamos nos diferentes países». Recorda que «nos últimos anos a sustentabilidade e o ESG afirmaram-se, de forma irreversível, no setor imobiliário, e a operação de ativos tem de responder a esta realidade, através da extensão do ciclo de vida dos edifícios quer pela sua melhoria, como pela sua adequada gestão».

Por seu turno, Miguel Harrington Sena juntou-se à C&W em 2013, assumindo a direção de marketing e comunicação da consultora no ano de 2022. Tem a seu cargo a responsabilidade de definir, coordenar e implementar a estratégia e as várias iniciativas de marketing e comunicação da consultora em Portugal, apoiando transversalmente todas as linhas de serviço. Acumula agora funções com o cargo de EMEA Lead Sustainability Services Marketing, onde será o responsável por implementar a estratégia de marketing e comunicação na área de sustentabilidade e ESG para a região EMEA, nomeadamente na área corporativa, prestação de serviços e comunicação interna.

É licenciado em Comunicação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, tem um Mestrado em Marketing pelo ISEG e uma pós-graduação em Content Marketing pela Universidade Católica Portuguesa, tendo também realizado múltiplas formações na área de marketing e comunicação ao longo dos últimos anos.

Para si, «é um orgulho imenso poder assumir uma função regional na empresa, mais ainda numa área que é absolutamente estratégica para a C&W e para os nossos clientes. Os indicadores e os termos são complexos e, portanto, o desafio é ainda maior. Cabe-nos a nós transmitir de uma forma prática e clara quais os serviços que podemos prestar para ajudar os nossos clientes a fazerem a transição A sustentabilidade é e será “o tema” para os próximos anos e, enquanto profissional de marketing, há um grande caminho a percorrer para consciencializar as várias audiências de que é preciso atuar já».