Os jovens até 35 anos que comprem casas num valor máximo de 250 mil euros em Lisboa, vão estar isentos de IMT, avança o Expresso, citado pelo Dinheiro Vivo. Carlos Moedas já havia já havia proposto esta medida durante a campanha eleitoral das eleições autárquicas em 2021.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa pretende que esta medida integre o orçamento do município para o próximo ano – relembrando que a proposta terá que ser aprovada ainda. De acordo com o Expresso, criar esta isenção ao IMT custará 4,5 milhões de euros aos cofres da Câmara Municipal de Lisboa.
Os compradores irão poupar, em média, cerca de 3,3% do valor de compra de uma casa, o que pode ir até um máximo a rondar os 3.800 euros. De salientar que as casas até 250 mil euros representam cerca de 45% das compras realizadas na capital por pessoas com menos de 35 anos.
Basta uma abstenção do partido socialista para que a medida, da coligação PSD/CDS, seja aprovada – posto que os partidos à esquerda destes não defendem uma redução do imposto.