Ar Telecom vai instalar data center de 1.400 m² em Alfragide

Ar Telecom vai instalar data center de 1.400 m² em Alfragide
O data center pode duplicar para os 4.200 metros quadrados nos próximos anos.

No último trimestre de 2021, a operadora portuguesa Ar Telecom anunciou uma investida, de 10 milhões de euros, num novo data center de 1.400 metros quadrados em Lisboa. À data do anúncio, a localização precisa não tinha sido revelada pela operadora. De acordo com informação avançada esta quinta-feira pelo Eco, o novo centro de dados da Ar Telecom fica em Alfragide e deverá começar já a funcionar no final do ano.

«O investimento no imóvel já foi concretizado, estando o projeto de transformação em fase de projeto e licenciamento. Prevemos que entre em operação no final de 2023 com uma área de 1.400 metros quadrados, expansível até 4.200 metros quadrados. A zona escolhida foi em Alfragide, pelas privilegiadas condições de acessibilidade e baixo risco de desastres naturais», revelou fonte oficial da empresa de telecomunicações ao Eco.

O data center terá, numa primeira fase, cerca de 1.400 metros quadrados e 150 racks de servidores. Mas tem capacidade de expansão para duplicar para os 4.200 metros quadrados nos próximos anos.

A Ar Telecom anunciou também, no último trimestre de 2021, que pretendia complementar o novo data center com uma rede de fibra ótica, esperando alargar um piloto na Grande Lisboa a outros centros empresariais espalhados pelo país.

A disponibilização dos serviços na zona piloto em Lisboa, e em algumas freguesias dos concelhos de Amadora e Oeiras, foi assim concluída em 2022, «estando a Ar Telecom a disponibilizar aos clientes empresariais ligações de débito até 10 Gbps em condições muito vantajosas. Os serviços já estão disponíveis também no Porto, Coimbra e Setúbal, estando a expansão​ a outras zonas em análise», referiu fonte oficial ao mesmo jornal.

A operadora portuguesa tinha também como objetivo construir uma rede de fibra ótica entre Portugal e Espanha. A mesma fonte da empresa revelou que «o investimento foi integralmente realizado e está em operação. Existem já serviços a serem prestados nessa rede utilizados para interligar grandes operadores europeus a Lisboa».