Ar Telecom vai ter novo data center de 1.400 m2 em Lisboa

Ar Telecom vai ter novo data center de 1.400 m2 em Lisboa

A operadora portuguesa Ar Telecom prepara-se para investir 10 milhões de euros num novo data center de 1.400 metros quadrados em Lisboa, bem como no reforço da sua rede de fibra ótica.

Tiago Oliveira Santos, presidente executivo da At Telecom, explicou ao Eco que este anúncio acontece em simultâneo com a mudança da identidade gráfica da empresa e da abertura de um novo escritório em Leça do Balio.

O data center terá, numa primeira fase, cerca de 1.400 metros quadrados e 150 racks de servidores. Mas tem capacidade de expansão para triplicar para os 4.200 metros quadrados nos próximos anos.

O empreendimento poderá vir a usar energia solar, opção que está a ser estudada pela Ar Telecom. O responsável explica que «esperamos tornar-nos muito mais competitivos nessa área (data centres), através do recurso às energias renováveis e a um conceito de projeto muito mais eficiente, muito mais moderno do que aquilo que era feito há 20 anos».

Sem desvendar a localização do data center, Tiago Oliveira Santos avançou apenas que se vai situar «dentro ou muito próximo» da cidade, e que estará operacional em 2023.