Mais de metade dos Vistos Gold aguardam renovação

Mais de metade dos Vistos Gold aguardam renovação

São cerca de 19.000 os pedidos pendentes no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para renovação de Autorizações de Residência para Investimento (ARI, ou Vistos Gold), mais de 60% do total, noticia hoje o Público.

Entre outubro de 2012 e setembro de 2022, foram concedidos 11.180 ARIs e 18.368 autorizações de residência para os respetivos agregados familiares, num total de 29.548 Vistos Gold, que representaram um investimento global de mais de 6.564 milhões de euros.

Segundo o jornal, a renovação destes vistos deve ser feita, obrigatoriamente, de 2 em 2 anos. Neste momento, os documentos e vistos relativos à permanência de cidadãos estrangeiros em território nacional foi prorrogada até 31 de dezembro deste ano, confirmou o SEF à mesma publicação, que avança ainda que este ano foram abertas cerca de 7.000 vagas para renovação de ARI, com 2.000 por ocupar. «Até ao final de 2022 está prevista nova abertura de vagas», cita o idealista/news.

À mesma fonte, João Massano, presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados, garantiu que «não há agendamentos nem para concessão nem para renovação [de ARIs], o SEF continua a funcionar muito mal», e atesta que o fim anunciado deste organismo também está a perturbar o serviço, com vários funcionários a pedir transferência para outros serviços, o que gera dificuldade em responder a todos os pedidos. E exemplifica que «há candidatos a ARI do Brasil, da Turquia e de outros destinos, que neste momento, perante a demora do processo em Portugal já estão a optar por investir noutros países».