Lisboa leva novos projetos de habitação acessível ao MIPIM

fotografia de um dos painéis do evento
Este evento decorreu esta terça-feira, no Salão Nobre da CCIP, em Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa já está a preparar a sua presença no MIPIM 2024, que se realiza em março próximo, e vai levar ao certame os seus novos modelos de parceria com privados para a construção de habitação acessível na cidade.

A informação foi dada pela vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local da Câmara Municipal de Lisboa, Filipa Roseta, durante o Lisboa Region Meetup – MIPIM, evento de divulgação do MIPIM, organizado pela InvestLisboa, pela CML, pelo Grupo Iberinmo e pela Meridiana.

Partilhou na ocasião que «finalmente vamos lançar o novo modelo de parcerias em que a câmara disponibiliza terrenos para fazer habitação acessível, e é essa oportunidade que vamos apresentar no MIPIM. Em março, esperamos que pelo menos um dos concursos já esteja aberto ou muito próximo disso».

Filipa Roseta reconhece que «o modelo anterior não era atrativo para os investidores», e prova disso é que o último concurso ficou deserto. Assumindo as mudanças necessárias, «é nisso que temos vindo a trabalhar nos últimos meses». E espera assinar os primeiros contratos de concessão ainda em 2024.

A vereadora avançou ainda que terá lugar a 22 de janeiro uma sessão pública sobre este novo modelo de concessões. Decorre pelas 18h, na Biblioteca Municipal de Telheiras, e é «aberta a todos».

Na ocasião, Joana Almeida, vereadora do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, avançou também que, em 2024, a autarquia deverá «aprovar um conjunto de unidades de execução que somam mais de 800.000 metros quadrados de área de construção». Outro dos objetivos da autarquia para este ano passa pela garantia de aprovação do projeto de arquitetura num prazo até 6 meses, e implementação da figura do gestor de processo (desde 1 de janeiro) para os projetos considerados estruturantes (acima de 1.800 metros quadrados).

Um stand conjunto para promover toda a região de Lisboa

Este ano, a região de Lisboa volta a promover-se no MIPIM num stand conjunto, dinamizado pela InvestLisboa, contando com a participação não só da Câmara Municipal de Lisboa, mas também das câmaras municipais de Vila Franca de Xira e Almada.

Na abertura deste evento, Diogo Moura, vereador da Cultura, Economia e Inovação da CML, partilhou que «este encontro marca o pontapé de partida da presença de Lisboa no MIPIM, o maior evento de investimento imobiliário do mundo. Esperamos contar novamente com todos em março para a apresentação de excelência do que é a região de Lisboa».

Diogo Moura destacou a visão do executivo de uma Lisboa «mais autêntica, global, sustentável. Queremos transformar Lisboa numa cidade mais rica e competitiva, em qualidade de vida, na autenticidade das experiências. Hoje somos mais inovadores, e queremos continuar a transformar Lisboa numa verdadeira “fábrica” de unicórnios». Por outro lado, «somos mais internacionais, promovemos a atratividade para pessoas, empresas e investimento. Estamos a desenhar bairros mais acessíveis, reforçando o conceito da “cidade dos 15 minutos”. Queremos ser mais sustentáveis, mais verdes, e adaptar a cidade a um clima de mudança. Ambicionamos o que ainda não existe, e vamos transformar Lisboa na casa dos que sonham e dos que acreditam».

«Esperamos contar novamente com todos em março para a apresentação de excelência do que é a região de Lisboa».

Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, marcou também presença neste encontro, destacando a importância de «posicionar um território que está às portas de Lisboa» e que faz parte desta região. «Vamos ao MIPIM novamente, porque no primeiro ano em que participámos, conseguimos trazer o maior investimento logístico do ano de 2022». Este ano, «queremos levar ao MIPIM os projetos nos quais estamos a trabalhar na zona ribeirinha, de habitação ou industrial, numa perspetiva de economia circular».

O autarca está convencido de que «vale a pena ir ao MIPIM especialmente neste contexto de um stand que integra territórios mais alargados. E esperamos que mais municípios adiram».

A vereadora Joana Almeida considerou que a presença de vários vereadores neste encontro é, por si só, «revelador do empenho que temos» na promoção da região. Acredita que «as oportunidades começam, desde logo, nesta cooperação. Porque a Área Metropolitana de Lisboa é um conjunto de entidades que competem de forma saudável. O nosso posicionamento este ano é muito mais ambicioso».

Mais área de exposição e mais serviços

Este ano, o stand da região de Lisboa no MIPIM vai crescer, para acomodar mais parceiros. Terá 116 metros quadrados, um aumento de área de 36% face ao ano passado, e situa-se numa localização privilegiada no pavilhão da feira, próximo da entrada e do corredor principal. Como salientou Diogo Ivo Cruz, Diretor da InvestLisboa, «é um stand de todos os que têm interesse na promoção do território».

Este ano, o espaço do stand vai permitir integrar um programa de eventos ou área de reuniões para receber clientes, numa «grande aposta para tornar as condições de trabalho cada vez melhores e mais atrativas».

Dando as boas-vindas ao MIPIM 2024, Albert Castro, representante oficial do MIPIM na Ibéria, partilhou neste Meet Up que, em 2012, Portugal tinha 29 participantes no MIPIM, número que subiu para 300 em 2023. Também Espanha passou de 172 para 660 participantes, e a presença ibérica já representa 4,31% do total do certame. Destaca a enorme oportunidade de estar em contacto com as mais de 22.000 pessoas que vão passar pelo MIPIM.

Promoção do destino é um trabalho de longo prazo que deve continuar a ser feito

Os promotores imobiliários que participaram neste Meet Up concordaram com a importância de estar presente no MIPIM, não só para procurar negócios, mas também para «mostrarmos ao mundo que Portugal é bom para investir e para viver», lembrou Hugo Santos Ferreira, presidente da APPII, que «tem procurado dinamizar iniciativas para que possamos vender o nosso país. A porta de entrada será o stand», junto dos «maiores investidores do mundo que estarão presentes. Estas iniciativas são onde mostramos a “cara” do nosso país, e em 2024 temos de voltar a mostrar essa “cara” de credibilidade».

Claude Kandiyoti, CEO da Krest, afirma que «é importante estarmos presentes no MIPIM», numa altura em que Portugal se mostra atrativo para os investidores, mais do que alguns outros países da Europa onde o investimento “arrefeceu”, «graças ao trabalho de promoção que se fez nos últimos anos». E Miguel Santana, Board Member da Fildelidade Property, identifica «uma cidade que está no centro do mundo». No caso particular da seguradora, que tem em curso o seu megaprojeto de Entrecampos, considera que é importante «mostrar que se fazem projetos com escala e grandes investimentos em Lisboa».

Jorge Bota, presidente da ACAI, concorda que «é fundamental continuarmos a apostar e a investir no destino Lisboa», nomeadamente na região, pois os investidores «não veem fronteiras concelhias. Esse processo é contínuo e fundamental para que não se perca esta dinâmica e atratividade. É um investimento de longo prazo, e nós estamos habitados a trabalhar a longo prazo». E o MIPIM é o local ideal para isso, «um evento fundamental para explicarmos e vendermos o nosso mercado de forma focada, e um fórum ideal para os contactos», num contexto de «grande concorrência de regiões e cidades».