A AM Alpha vendeu o retail park BPlanet, no Barreiro, confirmando assim a maior transação de um retail park já realizada em Portugal. O valor do negócio não foi divulgado, mas as estimativas da Iberian Property apontam para um valor superior a 70 milhões de euros.
O BPlanet tem uma Área Bruta Locável de 35.000 metros quadrados, combinando o formato tradicional de retail park com uma galeria ancorada por supermercado e unidades de retalho independentes. A taxa de ocupação atual é de cerca de 99%, e inclui inquilinos como a Auchan, Decathlon, Leroy Merlin, Rádio Popular ou McDonald’s.
Neste negócio, a JLL e a RPE representaram a AM Alpha, em regime de co-exclusividade. De acordo com o comunicado de imprensa enviado pela JLL, o fecho deste negócio «evidencia o interesse contínuo dos investidores em ativos de retalho de elevada qualidade em Portugal, mesmo perante alguns desafios macroeconómicos. O sucesso deste negócio reflete o apelo duradouro de retail parks bem localizados, com uma diversificada combinação de inquilinos e forte desempenho operacional».
Sandra Ludwig, Head of EMEA Retail Investment da JLL, sublinha que «o sucesso desta transação reforça a resiliência do mercado de retalho em Portugal e a confiança dos investidores em ativos de retalho estratégicos. O BPlanet é um exemplo notável de como localizações bem concebidas continuam a atrair procura significativa».
De recordar que a AM Alpha adquiriu o BPlanet no verão de 2019 por um valor de cerca de 55 milhões de euros. Foi a segunda aquisição da AM Alpha em Portugal, depois da compra do Edifício Castilho 52 (Edifício Mapfre) em 2018. Entretanto, adquiriu também o Sintra Retail Park, já no início deste ano, à Ceetrus.
Atualização às 10h50 de 18 de dezembro com informação da Iberian Property