«Para nós só existe um único mercado logístico na Ibéria»

Montepino Castanheira do Ribatejo
Plataforma Logística Montepino Lisboa

A nova Plataforma Logística da Montepino em Castanheira do Ribatejo foi o palco de encontro entre os responsáveis do projeto, autarcas e jornalistas para a cerimónia simbólica do lançamento do seu primeiro projeto do gigante logístico espanhol em território nacional: a nova plataforma logística Leroy Merlin para a região de Lisboa.

Desenvolvida para a Leroy Merlin pela joint-venture entre a Montepino e a Valfondo Investment Management em formato chave-na-mão, num investimento de 120 milhões de euros, este será o maior centro logístico da Leroy Merlin em Portugal, que ali planeia criar 400 novos postos de trabalho.

«É um projeto há muito aguardado pelo grupo», admite José Miranda, diretor de Suplly Chain da Leroy Merlin. Lembrando que a pandemia representou um verdadeiro «boom» nas vendas online, que passaram a representar uma importante fatia do negócio da cadeia de retalho especializada em bricolage, o responsável sublinha que «este centro de distribuição ajudar-nos-á a dar resposta à nossa nova estratégia de distribuição multicanal». Além disso, realça, «representa um importante passo em frente na nossa estratégia, pois com a relocalização e concentração das nossas equipas neste centro iremos conquistar importantíssimas vantagens operacionais, com uma maior eficiência, mas também ao nível da experiência do consumidor, e da sustentabilidade, não só ambiental, com uma redução significativa da nossa pegada, mas também social, por via da melhoria das condições para todos os nossos funcionários e do impacto positivo que contamos ter nesta comunidade».

Com uma área bruta de construção de 108.000 m²,o futuro centro do Leroy Merlincorresponde ao Lote 1 da Plataforma Logística de Castanheira do Ribatejo que, com mais de 324.000 m² de área urbanizada, «será um dos maiores, mais modernos e mais sustentáveis complexos logísticos do nosso país», prometem os promotores.

Sustentabilidade é garante de uma estratégia de longo prazo

«Temos uma estratégia de longo prazo. Chegamos a Portugal para ficar, para crescer e para contribuir para o desenvolvimento sustentável dos nossos parceiros, tanto empresas como a própria comunidade envolvente», afirma Juan José Vera, realçando que este projeto foi concebido de raiz de acordo com a estratégia ESG da Montepino.

Tendo como meta a obtenção da certificação LEED Gold, o nível mais elevado deste sistema que analisa a sustentabilidade ao longo de todo o ciclo de vida dos edifícios, além da utilização de sistemas de produção de energia e soluções mais eficientes que permitam poupanças significativas nos consumos de luz e água, e de materiais de baixo impacto ambiental e de toda; este projeto foi pensado para «impulsionar um desenvolvimento urbano coerente», garantindo também «a estabilidade ambiental do contexto urbano do complexo». Assim, além da criação de diversas zonas verdes e de uma bacia de retenção com 12.000 m³, estão também a ser plantadas várias espécies de plantas autóctones que visam «contribuir para melhorar a qualidade de vida de quem trabalha no complexo e o equilíbrio ecológico no meio urbano»,