Panattoni arranca construção do seu parque logístico em Valongo

imagem ilustrativa
Este terreno tem 150.000 metros quadrados. Terá 75.000 metros quadrados construídos.

Valongo vai acolher o primeiro parque logístico de última geração da Panattoni em Portugal, o Panattoni Park Valongo, um projeto de 50 milhões de euros. A sua construção já arrancou.

Com acesso direto à A41 e próximo da A4, o terreno em causa tem cerca de 150.000 metros quadrados, e aqui vai surgir o maior projeto logístico do norte do país. Será um parque com 75.000 metros quadrados de construção, composto por dois armazéns de 27.000 e 47.000 metros quadrados, com área de escritórios, para utilização industrial ou logística, que podem ser arrendados a um ou vários inquilinos.

Com um pé direito de 11 metros, tem também 140 cais de carga nos dois armazéns e espaço de manobra para camiões de 35 metros, além de parque automóvel com 506 lugares e 137 lugares para camiões.

Este ativo está agora em fase de construção e comercialização.

A Savills foi responsável pela transação deste terreno, adquirido ao Castro Group. Identificou o promotor europeu de imóveis industriais e logísticos no processo de transação do terreno, e é agora responsável pela comercialização do ativo.

Gustavo Cardozo, Managing Director da Panattoni para Espanha e Portugal, afirma em comunicado que «estamos muito satisfeitos por lançar a primeira pedra do nosso projeto em Portugal. Realizámos o maior investimento do setor no norte de Portugal, demonstrando o nosso compromisso a curto e longo prazo com o país. Este é o primeiro de muitos outros que estão para vir», garante.

Já Pedro Figueiras, Head of Industrial & Logistics da Savills Portugal, congratula-se «por integrar, desde início, este processo que irá colocar em Portugal o primeiro parque logístico da Panattoni». Destaca que se situa «a cerca de 25 minutos do centro do Porto», e que este ativo se apresenta «como uma solução diferenciadora para as empresas que necessitam de um espaço logístico “A grade” no Porto. A sua excelente acessibilidade e proximidade às proncipais redes viárias, torna-o num destino incontornável para as mais eficientes operações logísticas. A Savills está agora a trabalhar no processo de comercialização deste parque de forma a que seja possível receber novos inquilinos já no decorrer do segundo trimestre de 2024. Agradecemos desde já à Panattoni toda a confiança depositada em nós, certos de que este será um projeto que marcará os próximos anos do setor logístico em Portugal», conclui.

Sustentabilidade atestada com selo BREEAM “Very Good”

Em linha com a política de sustentabilidade da Panattoni, “Go Earthwise with Panattoni”, este projeto terá o certificado de construção sustentável BREEAM “Very Good”. Será também instalada uma central fotovoltaica, bem como um sistema de iluminação LED de baixo consumo e carregadores elétricos para abastecer de energia limpa os veículos eléctricos utilizados para as entregas de última milha.

Foi na primavera de 2022 que a Panattoni e o Castro Group anunciaram a entrada da promotora imobiliária logística em Portugal, revelando que o investimento global vai superar os 50 milhões de euros.