Medway avança com terminal ferroviário de mercadorias em Famalicão

imagem ilustrativa

Estão concluídas as transações necessárias para que avance a construção do novo terminal ferroviário de mercadorias da Medway – Transporte & Logística, com mais de 220.000 metros quadrados, em Famalicão.

A Medway é atualmente o maior operador ferroviário privado de transportes de mercadorias da Península Ibérica. É detida na totalidade pela MSC Rail, subsidiária da suíça Mediterranean Shipping Company.

As transações em causa foram concluídas pela Cushman & Wakefield, que fez o anúncio depois de um processo que demorou cerca de 5 anos. A consultora explica que, apesar de o anúncio da construção do novo terminal já ter sido feito há vários anos, neste processo houve necessidade de negociar com mais de 20 proprietários diferentes. Ao longo deste tempo, a C&W prestou vários serviços de consultoria e coordenou vários processos de due dilligence, que resultaram então na compra de cerca de 250.000 metros quadrados de terreno onde será construído o novo terminal.

O terreno em causa situa-se em Lousado, em Vila Nova de Famalicão. Este será o maior terminal ferroviário de mercadorias da Península Ibérica, com ligação ferroviária direta ao terminal de Lousado, através da linha do Minho, com outras acessibilidades rodoviárias.

Sérgio Nunes, Associate e diretor do departamento de Industrial e Logística da Cushman & Wakefield Portugal, comenta em comunicado que «este é um projeto que nos deu muito orgulho e prazer em estar envolvidos, dada a enorme escala e importância para o nosso país. É a concretização de um trabalho árduo e muito desafiante, onde conseguimos reunir bastantes propriedades, que irão dar origem a um projeto que contribuirá para a transformação positiva do mercado de transportes e logística de mercadorias».