Preços das casas mantêm tendência de abrandamento em janeiro

Preços das casas mantêm tendência de abrandamento em janeiro
2022 arranca dando continuidade à tendência de abrandamento das subidas em cadeia.

Em janeiro, os preços de venda das casas em Portugal registaram uma variação mensal de 0,6%. De acordo com o Índice de Preços Residenciais, desenvolvido pela Confidencial Imobiliário, 2022 arranca dando continuidade à tendência de abrandamento das subidas em cadeia observada ao longo da segunda metade de 2022.

De sublinhar que as subidas mensais têm vindo a atenuar desde julho do ano transato, ficando quase sempre abaixo dos 1,0%, comportamento este que o mês de janeiro veio consolidar. A primeira metade de 2022 foi sinónimo de fortes valorizações mensais no preços da casas, que subiam em torno dos 2,0% ao mês.

O arrefecimento das variações mensais resulta na desaceleração da subida homóloga dos preços, que está em abrandamento há cinco meses consecutivos, mantendo-se ainda assim elevada. A variação homóloga dos preços fixou-se em 17,1%, no mês em análise, menos 4 pontos percentuais que o pico de 21,1% que este indicador atingiu em agosto passado e regressando aos níveis de valorização observados no primeiro trimestre de 2022.

O SIR – Sistema de Informação Residencial mostra que o preço médio de venda das casas no país, em janeiro, tendo em conta um período acumulado de 3 meses, fixou-se nos 2.088€/m², apurando-se um valor médio por imóvel vendido de 218.750 euros.