Preço de venda das casas aumentou 1,5% em fevereiro

Preço de venda das casas aumentou 1,5% em fevereiro

O preço de venda das casas em Portugal, em janeiro, tinha dado continuidade à tendência de abrandamento das subidas em cadeia observada ao longo da segunda metade de 2022. Em contrapartida, o Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário, mostra que a subida dos preços das casas voltou a acelerar em fevereiro, com um aumento de 1,5% face ao mês anterior.

Desde agosto, esta é a variação mensal mais robusta, invertendo a tendência de suavização das subidas em cadeia dos últimos meses, explica a Confidencial Imobiliário. «É para já, precoce afirmar que o mercado vai retomar o anterior ritmo de valorização, quando os aumentos em cadeia se fixaram quase sempre em torno dos 2,0%. É necessário vermos o comportamento dos preços nos próximos meses, até porque este resultado de fevereiro provavelmente ainda não reflete o impacto das medidas anunciadas pelo Governo para a habitação», afirma Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário.

Continua a haver uma falta estrutural de oferta

O responsável adianta ainda que «nesta altura, o que sabemos é que continua a haver uma falta estrutural de oferta e que a procura, mesmo que em possível abrandamento, se mantém superior à capacidade de reposição de produto, num desequilíbrio que sustenta a continuidade de subida dos preços».

Em fevereiro, os preços das casas aumentaram também 17,1% em termos homólogos, estabilizando o ritmo de valorização depois de cinco meses a perder fôlego, refere o databank. De recordar que a valorização homóloga atingiu um pico inédito de 21,1% em agosto de 2022, , perdendo, desde então, intensidade, em reflexo do abrandamento nas variações em cadeia.

O SIR – Sistema de Informação Residencial mostra que, em fevereiro, o preço médio de venda das casas em Portugal (considerando um período acumulado de 3 meses) fixou-se nos 2.106€/m², apurando-se um valor médio por imóvel vendido de 222.704 euros.