Portugal é o país da OCDE onde a compra de casa é mais difícil

Portugal é o país da OCDE onde a compra de casa é mais difícil
Fotografia de meridionalnaturalpark, Pixabay.

Nunca foi tão difícil adquirir casa em Portugal como atualmente, ou pelo menos, desde 1995, ano em que começam a existir dados disponíveis. Segundo o Expresso, que cita os números mais recentes da OCDE relativos ao terceiro trimestre de 2024, o país enfrenta a maior dificuldade de sempre no acesso à habitação.

Entre julho e setembro do ano transato, o índice de acessibilidade habitacional — que mede a relação entre a evolução dos preços das casas e os rendimentos — alcançou os 157,7 pontos, o valor mais alto desde que existem registos.

Quanto mais elevado o índice, mais difícil se torna o acesso à habitação. Este é o pior registo que Portugal já obteve, colocando-o como o país da OCDE onde o acesso à habitação é mais desafiante entre os 30 países com dados disponíveis.

Portugal também foi o país onde o acesso à habitação mais se deteriorou. Em 2014, no terceiro trimestre, o índice situava-se nos 99,6 pontos, o que significa uma queda de 58,33% no acesso à habitação, já a que a leitura do terceiro trimestre de 2024 é de 157,7 pontos.