Optylon Krea lança novo conceito de Branded Residences Ando Living

Ando Living Liberdade - Rooftop
Ando Living Liberdade - Rooftop

Ando Living, é esta a nova marca de Branded Residences que a promotora imobiliária e gestora de investimentos Optylon Krea acaba de arrancar em Portugal, em conjunto com a LovelyStay, empresa do grupo que atua na gestão de apartamentos no mercado de alojamento turístico. O investimento inicial ronda os 100 milhões de euros.  

Este novo conceito tem como público-alvo não só quem procura uma residência de longa duração premium, mas também uma nova geração de viajantes que procura estadias de curta e longa duração, nomeadamente os chamados “nómadas progressistas”.

Estas Branded Residences oferecem três conceitos diferentes. Os Clubs serão o foco central da Ando Living, conectando residentes e hóspedes à comunidade local e ao estilo de vida de cada cidade, já que são espaços com acesso ao público. Estes edifícios têm apartamentos turísticos e um conjunto de comodidades, como restaurantes com chefs locais, bar e take away, concept stores, ginásios com piscina e spa, espaços de coworking, salas para eventos privados ou serviços de concierge.

Todos estes serviços e instalações podem ser acedidos pelos residentes e hóspedes das Houses – edifícios residenciais concebidos e geridos pela Ando Living, situados no centro da cidade e, normalmente, a curta distância a pé dos Clubs.

Por outro lado, os residentes e hóspedes, podem também optar pelos Flats, edifícios inteiros ou apartamentos individuais espalhados pelo centro da cidade desenvolvidos por terceiros, que têm curadoria e gestão da Ando Living ou da Lovely Stay. Também dão acesso a todos os Clubs da Ando Living.

Estas residências são vendidas totalmente mobiladas, equipadas e decoradas pelo design guide-line da AvroKO, empresa de arquitetura e design de interiores de renome internacional, e serão geridas pela Ando Living, que garante segurança e receção 24 horas por dia durante 7 dias por semana e um conjunto de serviços on-demand.

De acordo com Safak Nervo, Chief Commercial Officer da Optylon Krea, «usufruir dos serviços e comodidades de um hotel de elevado padrão, mas sentir-se em casa e em conexão com a cultura local, é uma forma de viajar cada vez mais procurada. E quer se desloquem em lazer ou para trabalhar remotamente, estas pessoas buscam viagens com significado e experiências genuínas em novas cidades».

«Neste contexto, Portugal surge como um dos destinos favoritos para este tipo de viajantes e o país entrou definitivamente na rota do imobiliário e da hospitalidade premium, seja do lado da procura seja da parte de quem investe em projetos imobiliários que atendem às necessidades desta procura. A aposta da Optyon Krea em Portugal para arrancar com a marca Ando Living é exemplo disso», nota Safak Nervo.

Ando Living Liberdade
Ando Living Liberdade

Liberdade Club e Alfama Club já em desenvolvimento e comercialização

A Athena Advisers associou-se à Optylon Krea para comercializar os primeiros edifícios destas Branded Residences em Lisboa, nomeadamente o Alfama Club, Liberdade Club, Augusta Townhouse e Santos Townhouse.

O Liberdade Club apresenta 39 apartamentos turísticos exclusivos, e o Alfama Club 56 unidades. Ambos já estão em desenvolvimento e comercialização.

Estão também já em fase de promoção e venda os edifícios Augusta Townhouse, na Baixa, e o Santos Townhouse. O investimento total nestes projetos ronda os 100 milhões de euros.

Em operação, estão três residências: Santa Justa, São Nicolau e Douradores, projetos que nasceram sob a marca Prima Collection em 2017, e que são agora operados pela Ando Living.

As Branded Residences podem valorizar entre 15% a 30% face a um apartamento sem o mesmo nível de serviços. No caso dos projetos da Ando Living, os preços variam entre os 515.000 e os 1,4 milhões de euros.

David Moura-George, diretor geral da Athena Advisers Portugal, comenta em comunicado que «numa altura em que os incentivos à captação de investimento estrangeiro acabaram ou estão a terminar, é com muita satisfação que vemos surgir um conceito residencial e de hospitalidade tão inovador e de grande valor acrescentado no âmbito das branded residences».

Refere também que «não é apenas um apartamento que estamos a vender, é todo um estilo de vida em torno das viagens de negócios e lazer que é cada vez mais apreciado e valorizado por uma nova geração de nómadas digitais que procuram conectar-se à comunidade local e à cidade que, temporariamente, escolheram para viver e trabalhar».

Ando Living Liberdade
Ando Living Liberdade

Ando Living quer ter 5.000 unidades residenciais, quase metade em Portugal

Os primeiros projetos residenciais estão a surgir em Lisboa, mas a marca Ando Living está em expansão, e pretende atingir as 5.000 unidades até 2028 em cinco países: Portugal, Espanha, Reino Unido (Londres), França (Paris) e Turquia. Deste total, 2.250 unidades serão desenvolvidas em território nacional nas regiões de Lisboa, Porto, Alentejo e Algarve, distribuídas entre Clubs (seis edifícios com um total de 400 residências), Houses (15 edifícios que irão oferecer 350 unidades) e 1.500 apartamentos (Flats) que irão operar com a marca Ando Living.

A expansão da Ando Living segue a tendência de crescimento das Branded Residences a nível mundial, que já revistou um aumento de 170% nos últimos 10 anos, passando de 22.000 unidades em 2013 para 59.000 em 2023. 63% dos projetos situam-se em áreas urbanas, e 37% em áreas suburbanas ou rurais, segundo um estudo recente da Savills. Em 2028, deverão existir em todo o mundo 90.000 unidades de Branded Residences. Só em Portugal, o total da oferta já duplicou nos últimos 5 anos.