Um ano após o lançamento da NOS Smart Home, a NOS anuncia um total de 16 projetos assinados com mais de 1.700 casas inteligentes, as primeiras das quais ficarão prontas a habitar já no próximo mês de janeiro.
Atualmente, a NOS Smart Home já está presente de norte a sul de Portugal, com projetos no Grande Porto, Grande Lisboa, Algarve e Leiria, com cerca de 14 dos principais promotores imobiliários do país. Entre as soluções mais procuradas estão a fechadura inteligente controlada e controlável à distância; os serviços de climatização automatizados, que permitem gerir o consumo energético; a iluminação inteligente; e as opções de segurança e proteção.
“70% dos promotores que visitam a nossa demo house pedem-nos uma proposta”
Daniel Beato, administrador da NOS, sublinha que «este primeiro ano da NOS Smart Home tem sido recheado de êxitos. Sobretudo porque percebemos que existe um interesse real por parte do mercado neste tipo de soluções, mais sustentáveis, eficientes, seguras e com uma maior conveniência para o dia-a-dia. A prova disso são as mais de 1700 casas já em construção ou em projeto, mas também o interesse que esta solução gera – 70% dos promotores que visitam a nossa demo house pedem-nos uma proposta. Estamos muito satisfeitos com estes resultados e acredito que no próximo ano conseguiremos alargar o nosso negócio, tanto em termos de escala de projetos, como de cobertura geográfica nacional».
Recorde-se que a NOS Smart Home integra, na mesma solução de domótica, funcionalidades nas áreas de Segurança, Proteção, Automação, Eficiência Energética e Controlo. A empresa tem em teste novas funcionalidades, que em breve vão ser tornadas públicas, robustecendo ainda mais o catálogo de funcionalidades e a solução como um todo.
Para o futuro, prevê-se a incorporação de sugestões por Inteligência Artificial, que recolha informação de todos os utilizadores da plataforma, quer a nível nacional quer internacional, e vá ao encontro da conveniência dos utilizadores.
No último trimestre, três novos projetos foram tornados públicos, com a integração da NOS Smart Home: em Lisboa, uma parceria com o promotor Solive, do Grupo Legendre, um dos primeiros promotores a formalizar o interesse da casa inteligente para o seu recente lançamento, L’ Urbain Benfica; no Algarve, uma parceria com o grupo GFH para o seu projeto Le Parc Faro, tendo a NOS estado presente no evento organizado pelo promotor, que juntou parceiros, clientes e potenciais clientes, a explicar as vantagens de uma casa inteligente; em Leiria, no empreendimento Villa Noémia, um conjunto de 13 habitações que já a partir de janeiro do próximo ano vão proporcionar uma nova experiência de habitação aos seus futuros moradores.
Segundo Dário Sousa, da Villa Noémia, «há uma nova era da habitação que surge com as soluções de casa inteligente como a NOS Smart Home, onde a tecnologia consegue transformar o lar num espaço mais eficiente, confortável e sustentável. Toda a nova construção, a sair para o mercado nos próximos dois a três anos, tem de ter esta preocupação em consideração».