Barcelos vai investir 14 milhões na compra de 126 habitações

A compra das habitações vai ser feita de uma oferta pública de aquisição.
Fotografia de Freepik.

A Câmara Municipal de Barcelos vai investir cerca de 14 milhões de euros na compra de 126 habitações. A medida, que já teve luz verde, sendo aprovada por unanimidade em reunião do Executivo, insere-se no âmbito do programa 1.º Direito financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

A compra das habitações vai ser feita de uma oferta pública de aquisição, lê-se na proposta presente no site do município. Na sequência das novas políticas públicas da habitação, a autarquia aprovou documentos reguladores estratégicos, de forma a dar resposta às dificuldades no acesso à habitação, mas também permitir o acesso a apoios financeiros disponibilizados pelo Governo para a concretização de novas soluções habitacionais, como é o caso do Programa 1.º Direito e dos consequentes financiamentos do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Neste seguimento, com o objetivo de agilizar a execução do Acordo de Colaboração celebrado com o IHRU, o Município de Barcelos pretende lançar a 1ª Oferta Pública de Aquisição de Imóveis, que, após aprovação na Assembleia Municipal, permitirá comprar 126 fogos habitacionais já edificados, em construção ou a construir, destinados a serem entregues aos beneficiários que cumpram os requisitos definidos no âmbito do programa 1.º Direito.