Aprovada alteração do Plano de Urbanização do Vale de Santo António

Aprovada alteração do Plano de Urbanização do Vale de Santo António
Fotografia de Pexels.

Foi aprovada, esta quarta-feira, a versão final da proposta de alteração ao Plano de Urbanização do Vale de Santo António, que prevê a construção de 2.400 habitações, além de um parque verde, equipamentos sociais, desportivos e culturais, e novos miradouros. A proposta segue agora para aprovação na Assembleia Municipal de Lisboa.

Durante o período de discussão pública, a Câmara promoveu várias sessões nas freguesias abrangidas pela área do plano – São Vicente, Beato e Penha de França – para informar a população sobre o plano, que «responde» à necessidade de novos equipamentos coletivos.

“Hoje é um dia muito importante para a cidade de Lisboa”

Joana Almeida, vereadora do Urbanismo, destacou que a proposta inclui uma mudança «no sentido de dar resposta a um pedido relacionado com a manutenção de umas hortas urbanas», lê-se na página oficial da autarquia. Para a vereadora, «era totalmente adequado essas hortas manterem-se, uma reconfiguração do edifício e consideramos até que ficou uma melhor proposta».

Inserido nos programas 5 Vales e Melhor Cidade, o Plano de Urbanização do Vale de Santo António tem como principal objetivo assegurar a qualidade de vida na cidade e enfrentar a escassez de habitação, com 2.400 casas a preços acessíveis para acolher cerca de seis mil novos moradores.

O projeto segue o conceito da cidade dos 15 minutos, proporcionando aos residentes o acesso a serviços e necessidades básicas a uma distância de 15 minutos a pé ou de bicicleta.