No ano passado, a Sierra assinou 228 novos contratos com lojistas nos 36 edifícios que gere e/ou comercializa em Portugal, um aumento de 17% face ao ano anterior.
Estes contratos dizem respeito a uma área bruta locável de 31.484 metros quadrados, um aumento de área de 19% face a 2022.
Em 2023, a taxa de ocupação do portfólio sob gestão da Sierra atingiu os 97,8%, «refletindo a confiança depositada pelas marcas de referência na empresa. O contínuo aperfeiçoamento e adaptação da oferta comercial ajustada às atuais necessidades dos consumidores vem comprovar uma resposta de sucesso da empresa às novas tendências de mercado e continua a merecer o reconhecimento e a confiança das marcas mais relevantes a operar no mercado português, com a renovação de contratos de 443 lojas que perfazem um total de 90.785 metros quadrados de GLA, tanto em ativos de uso misto e centros comerciais, como em mercados urbanos alimentares», refere a Sierra em comunicado.
O centro comercial Colombo destaca-se pelo aumento da oferta na área desportiva. Aqui abriu no ano passado a maior loja do país da JD, com 1.200 metros quadrados. Abriram também a Nike, Vans, The North Face e New Balance.
Já no segmento premium, destaque para o NorteShopping, onde abriu a perfumaria de luxo OUTRO, a Calvin Klein, a Lindt ou a Hoff.
A Sierra dá ainda nota da abertura da primeira loja da Pepco a Portugal, no Coimbra Retail Park. A marca abriu posteriormente outras duas lojas no Algarve Retail Park e no Nova Arcada.
No Fórum Barreiro, um dos mais recentes ativos da Sonae Sierra, vai abrir uma nova Loja do Cidadão com 1.168 metros quadrados. O contrato já foi assinado com a Câmara Municipal do Barreiro.
A empresa continuou a reforçar a sua oferta de ativos sob gestão, mesmo que fora dos centros comerciais. É o caso da nova loja da marca de mobiliário e decoração Sierra Móveis, que vai abrir no Prata Riverside Village, em Lisboa, ou do restaurante Subenshi, também na capital. No World Trade Center vai gerir as aberturas do restaurante Rúcula e da loja de padel Padel Nuestro.
Alberto Bravo, diretor de Property Management da Sierra para Portugal e Espanha, afirma que «com o propósito de criar experiências diferenciadoras e multicanal, a Sierra tem procurado, ano após ano, trabalhar na procura de mais e melhores soluções que nos ajudem a desenvolver e a aperfeiçoar os ativos sob gestão, para que estes possam dar uma resposta cada vez mais adequada às novas tendências de consumo, ao mesmo tempo que criam valor acrescentado para os nossos clientes».
Segundo o responsável, «o sucesso passa pela integração de novas lojas e novos conceitos, para fazer face aos diferentes contextos comerciais e tipos de retalho e os resultados de 2023 comprovam que continuamos no caminho certo».