A Nhood Portugal, gestora dos centros comerciais Alegro, reafirma o seu compromisso de responsabilidade ambiental neste Natal, e vai manter as suas medidas de eficiência energética durante as festividades.
A empresa vai implementar nos ativos sob sua gestão um horário de iluminação de Natal reduzido, mantendo as luzes desligadas até às 17h durante a semana e até às 12h ao fim-de-semana. Uma medida «que se junta ao controlo diário do consumo energético dos centros comerciais Alegro, onde a energia utilizada é 100% proveniente de fontes renováveis».
A Nhood acredita que «num momento em que os impactos das alterações climáticas estão na ordem do dia, esta é uma ação - especial para esta época - que visa garantir que a energia consumida é otimizada e utilizada de forma consciente, encontrando-se alinhada com os planos anuais de sustentabilidade e poupança energética da Nhood Portugal».
Em linha com as recomendações da Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) e da ADENE – Agência para a Energia, que no ano passado lançaram a campanha “Gestos simples. Um grande impacto”, dirigida aos visitantes e lojistas dos centros comerciais, «a Nhood Portugal pretende com a implementação destas medidas consciencializar o público em geral para a importância da poupança de energia para o planeta».
Carlos Costa, Real Estate Director South da Nhood Portugal, refere em comunicado que «apesar de sabermos que a iluminação de Natal é parte da magia desta época festiva, estamos cientes da importância de reduzir o nosso impacto ambiental, especialmente durante períodos em que o consumo de energia tende a aumentar».
Rui Vacas, Real Estate Director North da Nhood Portugal, completa que «na Nhood, o compromisso com a sustentabilidade faz parte do nosso trabalho diário. No caso concreto dos Centros Comerciais Alegro, a sustentabilidade faz parte dos seus principais racionais de atuação. Por exemplo, e em linha com a transição energética, os Alegro estão a investir na implementação de unidades de produção fotovoltaica em todo o seu portfolio», recorda.
Atualmente, a Nhood garante um controlo diário do consumo energético dos centros comerciais que gere através de uma gestão técnica da operação, manutenção, controlo e otimização das condições de funcionamento da iluminação, ventilação e climatização dos respetivos centros. Monitorização de horários de funcionamento dos equipamentos de climatização, ventilação e iluminação ajustados ao funcionamento do centro comercial; utilização de detetores de movimento em zonas menos movimentadas, são apenas algumas das medidas implementadas para evitar consumos de energia desnecessários.