Mobilidade vertical no retalho: muito além da conveniência

Mobilidade vertical no retalho: muito além da conveniência

Sponsored Content: Schmitt + Sohn

A forma como fazemos compras mudou! O comércio online massificou-se, permitindo satisfazer uma parte importante das necessidades básicas de consumo que temos sem que seja necessário sair de casa. As lojas físicas assumem-se, cada vez mais, como locais para criar uma ligação emocional com o consumidor e, por isso, proporcionar uma experiência positiva ao cliente está no centro das preocupações. Esta integração multicanal dos processos de compra está a mudar o imobiliário de retalho, quer em termos das necessidades de área dos retalhistas quer na forma como se gere os espaços comuns.

Naturalmente, os centros comerciais, galerias e até supermercados, como espaços integrados que ancoram uma diversidade de lojas, estão também a desenvolver estratégias para, em conjunto com os seus ocupantes, contribuírem para os visitantes tenham a tal experiência positiva. Uma das formas mais recorrentes de o fazer é através dos espaços de fruição e lazer, mas intervir em equipamentos de apoio e conveniência, com especial destaque para os sistemas de mobilidade vertical, é uma importante medida para incrementar a atratividade de um empreendimento comercial.

«Não basta garantir que elevadores e escadas rolantes cumpram a sua função primária de transporte de pessoas e bens, mas que essa deslocação seja mais rápida, mais eficiente, confortável, segura e até mais apelativa em termos estéticos», começa por explicar Miguel Franco, Co-CEO da Schmitt+Sohn, uma empresa que produz, instala, moderniza a faz manutenção completa de elevadores em Portugal desde 1955. «Queremos que as soluções de mobilidade vertical proporcionem uma boa experiência aos milhares de visitantes de um local de comércio quando lá estão. Isso só é possível com investimento em bons equipamentos e serviços de manutenção e conservações profissionais. É aqui que nós entramos» diz Miguel Franco.

Experiência em retalho

Com um vasto leque de soluções de mobilidade vertical, suportado no nosso país em duas fábricas de produção de elevadores de marca própria e centros de competência técnica, a Schmitt+Sohn tem uma experiência comprovada no setor de retalho em Portugal, para o qual já forneceu diversos equipamentos, bem como presta serviços de manutenção e remodelação de elevadores.

Dada a maturidade do mercado de imobiliário de retalho português, no qual o grande boom de novos complexos foi na primeira década do milénio, atualmente o maior volume de atividade da Schmitt+Sohn neste tipo de imobiliário advém naturalmente da modernização, conservação e manutenção de equipamentos pré-instalados, com a vantagem de esta última linha de serviço abranger não só elevadores e escadas rolantes de marca própria como de outros fabricantes. Entre as referências mais recentes na manutenção e remodelação de equipamentos da Schmitt+Sohn em retalho, destacam-se as intervenções no Shopping Cidade do Porto e no Albufeira Shopping.

O primeiro um centro comercial de âmbito mais urbano e o segundo com uma área de influência inter-regional, estes dois importantes centros comerciais apostaram na Schmitt+Sohn para renovar, conservar e fazer manutenção das suas soluções de mobilidade vertical. A empresa tem estado também envolvida na revitalização de espaços comerciais das marcas Continente Bom Dia e Pingo Doce, para as quais foi não só selecionada para o fornecimento de equipamentos, como para a remodelação de elevadores e escadas já instaladas, e ainda para a sua manutenção.

Nesta última área, os serviços da Schmitt+Sohn abrangem desde trabalhos de conservação dos equipamentos, a intervenções de reparação, eliminação de avarias, realização de verificações oficiais regulares e modernizações, envolvendo todas as aplicações que podem ocorrer no contexto da operação de um sistema de elevador.

Sustentabilidade

Outra vertente onde os elevadores podem ter um impacto importante em termos de imobiliário de retalho é na gestão das metas de sustentabilidade. Os centros comerciais estão cada vez mais “verdes”, com programas de melhoria da eficiência energética, reciclagem, entre várias outras medidas para reduzir a sua pegada ambiental. Os elevadores e escadas rolantes, pela função de conveniência que desempenham nestes espaços, são importantes consumidores de energia, pelo que, a adoção de sistemas de transporte mais eficientes podem fazer ter um impacto importante nesta área da sustentabilidade. «Na Schmitt+Sohn, há muito que estamos empenhados em ter um planeta mais sustentável e contribuirmos, através da nossa atividade e dos nossos produtos, para a redução da pegada carbónica do imobiliário. Por isso, temos desenvolvido diversas soluções para potenciar a eficiência energética, abrangendo não só novos equipamentos como a intervenção em equipamentos existentes», nota Miguel Franco.

A Schmitt+Sohn produz elevadores com elevadas preocupações energéticas e sistemas de redução de consumo cada vez mais eficientes, que podem até produzir energia a favor do edifício, além de disponibilizar aconselhamento para uma série de estratégias verdes para melhorar o consumo energético dos ascensores já em uso. Neste campo, as soluções Schmitt+Sohn abrangem desde sistemas de reinjeção de energia, sistemas inteligentes de otimização e gestão de tráfego ou até sistemas de iluminação mais eficientes, possibilitando uma redução adicional nos consumos energéticos dos elevadores entre 30% a 70%.

Para Miguel Franco «há uma evolução muito positiva na procura por soluções de mobilidade mais eficientes, mas esta é uma área onde é ainda necessário fazer mais», relembrando que é essencial «atuar quer a montante, logo na fase de projeto, mas especialmente, cada vez mais, a jusante, ao longo do ciclo de vida do imóvel. O grande desafio da sustentabilidade hoje passa por alinhar equipamentos antigos com as exigências modernas. E isso é especialmente importante nos edifícios de retalho, onde, estas as exigências não se esgotam na sustentabilidade ambiental. Há também um novo consumidor, mais exigente e que pretende ter uma boa experiência desde que entra num centro comercial até que sai», termina o responsável da Schmitt+Sohn.