No primeiro semestre deste ano, a faturação em cartão nas lojas dos centros comerciais em Portugal subiu 11% face a igual período do ano passado, que já tinha sido um recorde de vendas do setor. É o que aponta um estudo da Reduniq Insight, desenvolvido para a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC).
Os fins-de-semana são os períodos de compras mais fortes nos centros comerciais, representando 39% das transações realizadas com cartões bancários nas lojas dos shoppings. Mas também os períodos pós-laboral dos dias úteis da semana representam 39% das compras nas lojas dos centros, o que, segundo a APCC, «demonstra a importância da disponibilidade e flexibilidade horária destes espaços para os consumidores».
Nesta primeira metade do ano, segundo a Reduniq, a compra média por cliente nas lojas dos centros comerciais fixou-se nos 31,8 euros. O gasto médio mensal por cliente foi de 84,6 euros.
33% do total da faturação dos centros comerciais (cartões) diz respeito à categoria de moda. 28% diz respeito a supermercados, 13% a eletrodomésticos e tecnologia e 10% em restauração. 7% da faturação diz respeito ao segmento de papelarias, livrarias, revistas e tabaco.
No que diz respeito ao turismo, as compras de turistas representam 11% do total da faturação, «o que demonstra a grande atratividade destes espaços para quem visita o país», pode ainda ler-se em comunicado.