O Forum Castelo Branco vai reduzir em cerca de 40% o seu consumo de energia proveniente da rede elétrica com a instalação de um parque fotovoltaico com potência total de 512 kWp, o que vai evitar a produção de cerca de 318 toneladas de CO2 por ano.
Este projeto incluiu a instalação de 940 painéis fotovoltaicos e também vai incentivar a mobilidade elétrica dos clientes no centro comercial, com a instalação de 6 postos de carregamento para veículos elétricos. Foram também criados 200 lugares cobertos no estacionamento.
Este projeto foi inaugurado no final da semana passada, e reforça o compromisso e responsabilidade da gestão deste centro comercial, propriedade de um fundo gerido pela Square Asset Management e gerido pela Cushman & Wakefield, em matéria de ESG, nomeadamente na redução da sua pegada carbónica, e resulta de uma parceria com a Mota-Engil Renewing, responsável pelo contrato PPA (Power Purchase Agreement) e que terá também a cargo a sua exploração a longo prazo.
Nuno Costa, gestor do Forum Castelo Branco, comenta que «dada a localização desta instalação, na proximidade à fronteira com Espanha, o Forum Castelo Branco passa a constituir um ponto estratégico de carregamento elétrico, de grande conveniência, para quem faz viagens regulares ou pontuais entre os dois países».
Considera que «este projeto é um marco na estratégia ESG do Forum Castelo Branco e representa um compromisso claro dos seus proprietários com a descarbonização, a transição energética e sustentabilidade dos seus ativos, bem como com o reforço da oferta da rede de carregamento de veículos elétricos, como pilar de uma mobilidade mais verde».
Luís Castanheira, CEO da Mota-Engil Renewing, nota que «concretizarmos este projeto dá-nos uma enorme satisfação e é um reflexo do nosso compromisso com a modernização das infraestruturas e o impulso à transição energética. Esta parceria permite-nos criar sinergias que geram benefícios diretos para toda a comunidade do Forum Castelo Branco, contribuindo para um futuro mais sustentável e eficiente».
Nuno Nunes, CIO da Square Asset Management, sociedade gestora do fundo CA Património Crescente, considera que «este projeto demonstra o nosso compromisso com a sustentabilidade e a criação de valor a longo prazo para os nossos investidores. Estamos orgulhosos de contribuir para um futuro mais verde e próspero para a região de Castelo Branco».
Propriedade do fundo CA Património Crescente e Imoretalho, o Forum Castelo Branco conta com uma área bruta locável de 18.300 m² distribuída por dois pisos, acolhendo atualmente 75 lojas, com destaque para algumas marcas de referência nacional e internacional, como a Worten, Sportzone, H&M e Pingo Doce.