Municípios assumem papel «essencial» nas políticas de habitação

Municípios assumem papel «essencial» nas políticas de habitação
A apresentação do livro "Políticas Locais de Habitação" decorreu no dia 10 de janeiro, no Palácio da Bolsa, no Porto.

O lançamento do livro "Políticas Locais de Habitação" decorreu no dia 10 de janeiro, no Porto, numa sessão que contou com a apresentação de Luís Marques Mendes e das várias personalidades que participaram nesta publicação.

O livro reúne os contributos de 26 importantes agentes dos setores públicos e privados. «Uma partilha de ensinamentos e experiências», sublinhou Álvaro Santos, e que evidencia o papel «essencial» dos Municípios, «atores fundamentais para a implementação das políticas de provisão de habitação no nosso País». Diferentes perspetivas que «são fundamentais para perceber a dimensão do desafio que se nos coloca e a oportunidade que todos temos para a sua boa execução.».

«Um livro que surge num momento em que pela primeira vez surge um ministério da habitação em Portugal», destacou Luís Marques Mendes, convidado e autor do prefácio do livro, apontando ainda a «oportunidade» que representa o Plano de Recuperação e Resiliência - PRR «uma grande oportunidade para o país, designadamente para a habitação».

26 personalidades partilham diferentes perspetivas sobre o desafio habitacional

Destacam-se as participações editoriais da ex-Secretária de Estado da Habitação, agora Ministra da Habitação, Marina Gonçalves, da Presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, Isabel Dias, e do presidente da Comissão Executiva do IFRRU, Abel Mascarenhas.

Bem como da academia, representada pelos investigadores Ana Paula Delgado, da Faculdade de Economia do Porto, ou Paulo Conceição, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, ou ainda Joaquim Moreira, Miguel Gonçalves, Pedro Mêda e Hipólito Sousa, do Instituto da Construção.

Da parte das ordens profissionais, o livro "Políticas Locais de Habitação" conta com o contributo do presidente da Ordem dos Engenheiros da Região Norte, Bento Aires, e da presidente do Conselho Diretivo Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos, Conceição Melo.

Participam também António Tavares, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, Nuno Cardoso, presidente HAC.ORA, Eduardo Sardo, CEO do grupo IDS, Manuel Reis Campos, Presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), Hugo Santos Ferreira, Presidente da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII), e Ricardo Guimarães, Diretor da Confidencial Imobiliário.

Em maior número estão os contributos dos autarcas. A começar por Luísa Salgueiro, presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses e da Câmara Municipal de Matosinhos, e a que acrescem as opiniões das Câmara Municipais de Lisboa, Porto, Braga, Cascais, Maia, São João da Madeira, Santa Maria da Feira ou Bragança.

Editado pelo grupo Vida Económica, o livro apresenta 368 páginas e poderá ser adquirido nas livrarias.