Lisboa, Porto e Coimbra vencem Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

Lisboa, Porto e Coimbra vencem Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

Os vencedores nas 10 categorias foram ontem divulgados numa cerimónia que decorreu no antigo Museu dos Coches, em Lisboa, que reuniu cerca de 250 pessoas.

Situam-se em Lisboa os melhores projetos nas áreas de impacto social (Teatro Luís de Camões), residencial (Sottomayor Residências), restauro (Rua Mouzinho da Silveira, 21), reabilitação estrutural (Sottomayor Residências) e eficiência energética (Sede da VdA).

Para o Porto vão os prémios de turismo e intervenção com menos de 1.000 m² (Casa António Patrício), enquanto Coimbra é distinguida com o melhor projeto de serviços&comércio (sede e centro de logística da Cooperativa de Farmácias Plural. Além destas categorias, foram ainda distinguidos o melhor projeto no contexto de Lisboa, nomeadamente o Teatro Luís de Camões, e o melhor no contexto do Porto, o Rua do Teatro 134.

«Damos os parabéns aos vencedores do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2019 e deixamos uma palavra especial de reconhecimento a todos os candidatos, que mais uma vez provaram que o movimento de regeneração urbana em Portugal é feito com excelência», diz António Gil Machado, diretor da Vida Imobiliária, entidade coorganizadora desta iniciativa.

Este ano, concorreram 80 projetos num total de 213 mil m2 de área de intervenção distribuída por 20 concelhos de Norte a Sul do país, projetos com licença de utilização emitida entre 1 de janeiro de 2017 e 31 de dezembro de 2018, não concorrentes em edições anteriores.

Lançada em 2013, esta iniciativa da Vida Imobiliária e da Promevi tem como objetivo reconhecer, premiar e divulgar a excelência na renovação das cidades Portuguesas e afirma-se atualmente como a mais prestigiada distinção na área da reabilitação do edificado e requalificação dos territórios em Portugal. Consolidada como a mais importante iniciativa de valorização da reabilitação urbana no nosso país, este Prémio já distinguiu perto de cinco dezenas de intervenções localizadas em 14 cidades do país. Estes vencedores foram eleitos de entre um universo de mais de 360 projetos que já concorreram ao Prémio ao longo das suas anteriores edições, com cerca de 15 a 20 concelhos representados por edição.

O PNRU conta, uma vez mais, com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal e, no campo corporativo, recebe o apoio transversal da SECIL. A iniciativa reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil. A Schmitt+Sohn Elevadores, a Savills Aguirre Newman, o Santander Totta e a Victoria Seguros, são as empresas que patrocinam esta iniciativa na categoria platina; enquanto que na categoria ouro alinham a Revigrés, Sanitana e a PLMJ. Na fileira institucional, o IMPIC, CPCI, Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Engenheiros, União das Misericórdias Portuguesas, ALP, APPII, Ordem dos Engenheiros Técnicos e GECoRPA são as entidades que apoiam o galardão.

 

Consulte a lista completa dos vencedores

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Residencial

Sottomayor Residências (Lisboa)

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Impacto Social

Teatro Luís de Camões (Lisboa)

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Comercial & Serviços

Sede e Centro de Logística da Cooperativa de Farmácias Plural (Coimbra)

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Turismo

Monumental Palace Hotel (Porto)

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Cidade de Lisboa

Teatro Luís de Camões (Lisboa)

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Cidade do Porto

Rua do Teatro 134 (Porto)

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Intervenção inferior a 1.000 m2

Casa António Patrício (Porto)

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Restauro

Rua Mouzinho da Silveira 21 (Lisboa)

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Reabilitação Estrutural

Sottomayor Residências (Lisboa)

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor Solução de Eficiência Energética

Sede da Vieira de Almeida (Lisboa)

 

 

Informação mais detalhada sobre todos os projetos pode ser consultada aqui.