Hotel da Sonae Capital em Santa Apolónia abre em setembro

Hotel da Sonae Capital em Santa Apolónia abre em setembro

Trata-se da primeira unidade da Sonae Capital em Lisboa. Este hotel de 4 estrelas terá 126 quartos e reabilita parte da estação de Santa Apolónia, e resulta de um investimento de 12 milhões de euros. As obras arrancaram em julho de 2020.

O gabinete Saraiva + Associados assina o projeto de arquitetura. Em declarações ao Publituris Hotelaria, explica que «no contexto da apropriação e valorização da Estação de Santa Apolónia, entendemos que a preservação do exterior do edifício é essencial. A integração dos novos elementos na fachada deve ser precisa e criteriosa, reflexo de uma intervenção moderada. Como conceito para o desenvolvimento do projeto, interessou-nos a estação como ponto de partida e chegada, como cenário de acontecimentos que marcam e refletem a vida do povo português e de Lisboa, ao longo dos vários períodos da sua história. O edifício como palco de partida, de viagem, de emigração, de aventura e despedida, de regresso, de chegada, de recomeço e de passagem entre realidades diferentes».

A Sonae Capital venceu em 2018 a concessão para exploração do edifício da Infraestruturas de Portugal durante 35 anos. Segundo o grupo avançou na altura, este investimento «enquadra-se na estratégia de aumento do número de unidades em exploração do negócio de hotelaria da Sonae Capital, permitindo desenvolver efeitos de rede na operação. Ao mesmo tempo, permitirá à Sonae Capital iniciar a sua presença na cidade de Lisboa, o maior destino turístico de Portugal, através de uma operação localizada numa zona central e de elevado potencial».

Novo hotel nos Aliados em julho

Segundo a mesma fonte, também este ano, em julho, a Sonae Capital deverá abrir um novo hotel de 5 estrelas no Porto, mais concretamente na Avenida dos Aliados.

O novo hotel terá um total de 68 quartos, piscina, restaurante e bar com entrada direta pela rua do Almada. A Ding Dong assina o projeto de arquitetura.