É um dos galardões mais reconhecidos e respeitados pelos profissionais do setor da construção e do imobiliário, bem como pela sociedade civil. O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana celebra a sua XIII edição em 2025 e as inscrições já estão abertas.
São elegíveis todas as intervenções de reabilitação urbana concluídas entre 1 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2024, desde que não tenham sido candidatas em edições anteriores deste prémio.
A escolha dos vencedores caberá a um júri independente, composto por personalidades que cruzam a arquitetura e engenharia, com a economia e a sustentabilidade. Em 2025 o júri do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana contará com as participações do engenheiro e Presidente da AICCOPN e da CPCI, Manuel Reis Campos; dos arquitetos Carlos Prata e Inês Lobo; bem como dos professores Ana Paula Delgado e Manuel Duarte Pinheiro. Será este coletivo, que apoiado pela ADENE e pelo Instituto para a Construção Sustentável, irá eleger os candidatos que se distinguem nas 10 categorias a concurso: Melhor intervenção com Impacto Social; Melhor intervenção de Uso Turístico; Melhor intervenção de Uso Comercial & Serviços; Melhor intervenção de Uso Residencial; Melhor intervenção na Cidade do Porto; Melhor intervenção na Cidade de Lisboa; Melhor intervenção com área inferior a 1000 m2; Melhor intervenção de Restauro; Melhor Solução de Sustentabilidade; e Melhor Reabilitação Estrutural.
Destaque para a categoria Mestres da Construção atribuída com o apoio e curadoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura a profissionais que se destacam na execução da sua arte e ofício.