Natixis apresenta novo espaço de escritório no Porto

Natixis apresenta novo espaço de escritório no Porto
Villages Porto

A Natixis desenvolveu um novo conceito de espaço de escritório em Portugal: com o nome Villages, ocupam dois pisos da sede da empresa no Porto e recriam 12 cidades, tirando partido da mais recente tecnologia para criar uma experiência imersiva, que inclui sons e cheiros.

O novo conceito ocupa assim dois pisos e um total de mais de 3.800 metros quadrados, com uma lotação de perto de 200 pessoas. A Tétris, empresa de arquitetura e construção da JLL em Portugal, apoiou a Natixis na criação das Villages. O projeto teve a duração de dois anos, da idealização à concretização da obra.

Para além de ser um projeto que reflete os princípios de diversidade e inclusão que a Natixis tem vindo a consolidar nos seus escritórios, onde conta atualmente com perto de 2000 colaboradores de 30 nacionalidades, promete transformar a experiência do modelo de trabalho híbrido, potenciando a partilha, a criatividade, a inovação, a agilidade e a colaboração.

Villages Porto
Villages Porto

«Percebemos que a maior parte dos colaboradores da Natixis em Portugal se deslocava ao escritório para momentos de colaboração com as suas equipas e para momentos de socialização. Acreditamos que, numa nova era de trabalho, o modelo híbrido é o que tem uma maior capacidade de criação de valor para as pessoas e para as organizações. Foi nesse pressuposto que este projeto se desenvolveu», refere Etienne Huret, diretor-geral da Natixis em Portugal, acrescentando que «as Villages representam um conceito absolutamente inovador e celebram a nossa diversidade, confirmando a nossa aposta na expansão do projeto no Porto».

«Numa altura em que se colocava em questão o fim dos escritórios, devido à generalização do teletrabalho durante a pandemia, a Natixis, antecipou-se e percebeu que o futuro passava por transformar o espaço de trabalho coletivo ao invés de acabar com ele. Antes da pandemia, os escritórios eram, sobretudo, espaços de conveniência. Atualmente, caminha-se para que sejam espaços de experiência. As Villages são a prova de que conceitos inovadores, imersivos e focados no bem-estar dos colaboradores são fundamentais para o sucesso das empresas», sublinha Carlos Cardoso, Managing Director da Tétris.

Villages Porto
Villages Porto

Todas as salas das Villages estão equipadas com tecnologia que ajuda a otimizar o trabalho colaborativo e contribui para um trabalho mais ágil e eficiente. Cada Village é dividida em três zonas principais: Workstations, Meeting Rooms e Cowork. De enfatizar também que, todos os materiais utilizados, respondem aos princípios do Groupe BPCE de economia circular e de sustentabilidade, seguindo ainda os princípios do Código de Sustentabilidade Tétris.

A partir de agora, os colaboradores da Natixis em Portugal vão poder viajar pelas cidades de Manaus, Santiago, Dakar, Paris, Porto, Mascate, Cidade do México, Shanghai, Tóquio, Londres, Bangalore e Brooklyn. O objetivo é que cada colaborador possa usufruir das Villages, pelo menos, uma vez por mês, para que, no final de cada ano, tenha conseguido experienciar um dia de trabalho em cada uma das 12 cidades.