VI Cimeira do Turismo Português decorre a 27 de Setembro

VI Cimeira do Turismo Português decorre a 27 de Setembro
Imagem ilustrativa

A VI Cimeira do Turismo Português decorre no dia 27 de Setembro, a marcar o Dia Mundial do Turismo, no auditório da Fundação Champalimaud, em Lisboa. O evento vai contar, na sessão de abertura, com a presença do Presidente da República, Marcelo de Rebelo de Sousa, com o Primeiro-Ministro António Costa, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, para além do presidente da CTP, Francisco Calheiros. A sessão de encerramento será presidida pelo Ministro da Economia, António Costa Silva.

Fernando Medina, Ministro das Finanças, Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Luís Amado, ex. Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional, e Paulo Portas, ex. Vice-Primeiro Ministro e Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, são também intervenientes nesta VI Cimeira do Turismo Português.

Vão ser debatidos temas estratégicos para o Turismo à luz do novo mundo, como o novo aeroporto e o paradigma da mobilidade; a sustentabilidade e digitalização; o financiamento e custos de contexto, passando pelos desafios da promoção e a captação de profissionais para o Turismo. As "Medalhas de Mérito Turístico” são entregues antes da sessão de encerramento.

Francisco Calheiros. Presidente da CTP refere que «a pandemia e a Guerra na Ucrânia têm sido responsáveis por um período muito difícil para a economia. Ainda assim, a resiliência de todos os intervenientes da atividade turística tem contribuído para minimizar impactos e manter o Turismo forte e competitivo. Mas o mundo mudou muito nestes dois anos e o Turismo tem de se adaptar às novas realidades. Por isso escolhemos para tema desta edição “O Turismo e o Novo Mundo”, para debatermos o futuro do Turismo em Portugal na nova conjuntura mundial, sempre com o objetivo de reforçar o Turismo como motor da economia portuguesa».