Tornar o parque imobiliário de Portugal apto para a proteção climática

Tornar o parque imobiliário de Portugal apto para a proteção climática
Javier Meseguer, General Manager Drooms

Sponsored Content: Drooms

Os edifícios são responsáveis por 40% do consumo total de energia na UE e 36% dos gases com efeito de estufa emitidos na mesma são atribuídos também a este sector. Isto deixa bem claro: se a UE quiser atingir as suas ambiciosas metas climáticas, segundo as quais as emissões deverão ser reduzidas em 55% até 2023 em comparação com 1990, os bens imóveis devem torna-se mais eficientes em termos energéticos. Isto deve ser feito de forma rápida e, no entanto, o plano deverá incluir todas as partes interessadas, incluindo Portugal.

Este país da Península Ibérica está a fazer progressos ambiciosos e é agora um verdadeiro aluno-modelo em termos de transição energética. Por exemplo, Portugal está a trabalhar no sentido de reduzir radicalmente as emissões associadas ao sector dos transportes. Para este fim, estão a ser investidos mais de dez mil milhões de euros na eletrificação dos transportes ferroviários e dos transportes públicos. A aquisição de veículos elétricos será privilegiada em termos fiscais e será promovida a expansão das infraestruturas de recarregamento.

Aluno-modelo na transição energética

Portugal abandonou progressivamente até 2021 a produção de eletricidade a partir do carvão. Em 2019, 10% da produção de eletricidade em Portugal provinha ainda do carvão, ao passo que o gás tinha uma quota de 23%. Em Portugal nunca houve centrais nucleares. Facto é: depois da Noruega, nenhum outro país produz agora tanta eletricidade a partir de energias renováveis como Portugal.

Portugal é assim um verdadeiro aluno-modelo em termos de transição energética, porque as energias renováveis cobrem, por vezes, 100% da procura de eletricidade no próprio país.

Em especial: acima de tudo, a produção de hidrogénio verde é vista como uma oportunidade no Algarve, também para fins de exportação. Foi apenas no outono de 2020 que Portugal assinou uma declaração de intenções com o governo holandês, que pretende importar futuramente hidrogénio verde através do porto de Roterdão. Em maio de 2020, Portugal apresentou também uma estratégia nacional para o hidrogénio.

Portugal também está a fazer progressos em matéria de objetivos de eficiência energética em edifícios. As propriedades residenciais e comerciais são localmente responsáveis por cerca de 30% do consumo final de energia e, portanto, por uma grande parte das emissões de CO2. Apesar do aumento esperado da procura de sistemas de ar condicionado devido ao aumento das temperaturas médias, especialmente durante os meses de verão, bem como do aumento do consumo de eletricidade proveniente de explorações de servidores e outros serviços digitais, o sector da construção tem ainda um elevado potencial de redução de emissões nos próximos anos. O objetivo ambicioso: a descarbonização quase completa do sector da construção e serviços até 2050.

Para o conseguir, Portugal introduziu um sistema de certificação energética para edifícios residenciais e comerciais, que são expressamente obrigatórios. No entanto, Portugal é o país com menor poupança de energia em edifícios residenciais na UE, de acordo com uma análise da associação ambientalista Zero, num relatório recente do Centro Comum de Investigação (CCI) da Comissão Europeia. O parque imobiliário português, sobretudo no sector da habitação, é simplesmente considerado como ultrapassado.

Estão previstas vastas medidas de renovação

Deste modo, os futuros investidores, em particular, podem enfrentar medidas de reestruturação extensivas que podem ter uma influência significativa na valorização imobiliária ou deverão ser previamente avaliadas pelo futuro investidor.

Os imóveis que não estejam em conformidade com a taxonomia serão menos procurados no mercado a médio prazo ou até não procurados, pelo que o valor patrimonial de um imóvel dependerá em grande parte dos critérios ambientais, sociais e administrativos no futuro. Por outras palavras: os imóveis em conformidade com tais critérios aumentam as expectativas de retorno de lucro dos investidores, por exemplo, através de custos operacionais mais baixos e vidas úteis mais longas, levando tal a que permaneçam competitivos a médio e longo prazo. Ou seja, o cenário de horror dos ativos encalhados pode ser evitado através da compatibilidade dos critérios ambientais, sociais e administrativos. Portanto, há muito a fazer por todas as empresas portuguesas, que terão de lidar com as obrigações de divulgação e transparência em relação às suas carteiras devido às regras ambientais, sociais e administrativas europeias. A disponibilidade e a congruência de dados estão, assim, a tornar-se o ponto fulcral decisivo para os investidores imobiliários.

O desafio central: os riscos climáticos e ambientais têm de ser documentados, o que significa que as empresas têm de trabalhar com enormes volumes de dados. As informações relevantes têm de ser recolhidas e continuamente atualizadas e armazenadas de forma estruturada numa base de dados. Isto exige o desenvolvimento de um quadro de dados normalizado que constitua a base para um relatório ambiental, social e administrativo significativo, e a avaliação dos imóveis associados.

Para tornar os dados transparentes nos processos de transação, mas também para se poder cumprir as obrigações relacionadas com a documentação, é necessário, acima de tudo, uma base de dados uniforme e todas as partes interessadas que façam parte de um processo de investimento precisam de ter acesso igual a todos os dados. Isto exige o desenvolvimento de um quadro de dados normalizado que constitua a base para um relatório ambiental, social e administrativo significativo, e a avaliação dos respetivos imóveis associados. Para os investidores, e também para a devida diligência, serão necessárias provas, tais como, avaliações de risco de sustentabilidade, relatórios ambientais, certificações e pareceres de peritos. Mesmo que pareça complexo, no final, este quadro de dados pode ajudar a tornar a sustentabilidade transparente, mensurável e comparável nas carteiras imobiliárias. E isto é essencial.

Incluir plataformas digitais inteligentes desde o início

No entanto, o primeiro passo é criar uma "única fonte de verdade" que possa ser acedida a partir de qualquer lugar e em qualquer altura. Contrariamente à crença popular, o principal obstáculo à digitalização e à comunicação dos dados ambientais, sociais e administrativos não é a existência de dados, mas simplesmente o facto de os dados não poderem ser acedidos num local central ou a situação dos dados ser confusa devido a dados divergentes.

As plataformas digitais de hoje são tão avançadas e inteligentes que se tornaram o padrão utilizado (também para os relatórios ambientais, sociais e administrativos), face aos novos requisitos e regulamentos de transparência que surgem constantemente. Não há dúvida aqui que, para um número cada vez maior de empresas, a digitalização é uma característica essencial da gestão empresarial orientada para o futuro, num mundo cada vez mais orientado para os dados.

Com a sua tecnologia, a Drooms não só apoia a implementação de estratégias ambientais, sociais e administrativas, como também vive estes princípios como empresa. É assim que a empresa procede no que diz respeito à poupança de emissões de CO2: por exemplo, todos os servidores da Drooms são operados a 100% com eletricidade proveniente a partir de fontes de energia renováveis, de forma a contribuir para uma maior sustentabilidade e proteção climática.