Sonae Tech Hub recebe certificação LEED Platinum

Sonae Tech Hub recebe certificação LEED Platinum

Com uma atribuição de 89 pontos, esta é a certificação mais elevada atribuída até hoje a um edifício em Portugal, premiando as suas caraterísticas de sustentabilidade ambiental. Envolvendo um investimento de cerca de 11 milhões de euros, este é o edifício construído de raiz mais ecoeficiente do país, e um dos 100 melhores a nível mundial.

Para João Günther Amaral, membro da Comissão Executiva e Chief Development Officer da Sonae, «a Sonae está comprometida com a sustentabilidade e empenhada em contribuir ativamente para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável fixados para 2030. O Sonae Tech Hub, o novo edifício no Sonae Campus que recebe as áreas tecnologia das várias empresas do grupo, é um exemplo deste compromisso».

«Estar nos top 100 mundial dos edifícios mais eco-eficientes é um enorme motivo de orgulho», afirma este responsável, que salienta que «este edifício destaca-se por ter sido desenvolvido e construído com os mais elevados standards de eficiência ambiental e por proporcionar condições únicas de habitabilidade, para além de fomentar a colaboração, a criatividade e o bem-estar dos colaboradores. Mas mais importante, demonstra que, se todos os novos edifícios construídos em Portugal e no mundo seguirem os princípios do Sonae Tech Hub, é possível alcançar as metas de sustentabilidade definidas e contribuir para a salvaguarda do planeta».

O Sonae Tech Hub tem uma área bruta de mais de 6.900 m², repartidos por 4 pisos acima do solo e dois de estacionamento subterrâneo. Tem zonas de trabalho individual e em open space, além de espaços de brainstorming e colaboração, salas de reuniões, equipamentos de lazer, restaurante cafetaria Go Natural.

No parque de estacionamento, os colaboradores podem também beneficiar de um conjunto de postos de carregamento elétrico. É também promovido um conjunto adicional de iniciativas que visam assegurar soluções de mobilidade partilhada e reduzir as necessidades de deslocação das equipas.

O edifício tem um total de 570 m² de painéis solares que permitem uma redução de 40% nos consumos de eletricidade, iluminação 100% LED de baixo consumo com regulação automática em função da luz exterior, e privilegia o uso eficiente da água com o aproveitamento de águas pluviais.

 

Sonae tem já 4 edifícios certificados

Em linha com a sua política de sustentabilidade e eficiência, a Sonae tem hoje quatro edifícios certificados pelo U. S. Green Building Council, entre escritórios e lojas de retalho alimentar.

Em 2010, o Sonae Maia Business Center, como edifício novo, recebeu a certificação LEED de nível “Gold”, à data a mais elevada atribuída a um edifício em toda a Península Ibérica. Também localizado no Sonae Campus, na Maia, este edifício acolhe negócios de moda da Sonae Fashion, assim como, equipas da Sonae MC, Sonae FS e Sport Zone.

Já em 2013, a loja Continente Bom Dia de São João da Foz, no Porto, como edifício existente, recebeu a distinção LEED “Platina”. Mais recentemente, em 2017, o Continente de Matosinhos, também como edifício existente, recebeu a certificação de nível LEED “Platina”, sendo considerado o hipermercado mais verde do mundo.