Preços das casas subiram 10,1% em Lisboa e 17,4% no Porto

Preços das casas subiram 10,1% em Lisboa e 17,4% no Porto
Photo by Spacejoy on Unsplash

No último ano, os preços de venda das casas em Portugal registaram uma subida homóloga de 10,1% em Lisboa e de 17,4% no Porto, mostra o Índice de Preços Residenciais referente ao 3º trimestre de 2022, da Confidencial Imobiliário. Face ao trimestre anterior, os preços registaram subidas de 2,1% em Lisboa e de 1,7% no Porto.

A subida de 10,1% registada em Lisboa representa uma estabilização do ritmo de valorização, e compara com os cerca de 10% do trimestre anterior. Já no Porto, regista-se um novo abrandamento face ao trimestre anterior, quando a variação homóloga se fixou nos 19,6%.

Lisboa e Porto registam valorizações fortes dos preços e são os mercados mais caros das respetivas regiões, mas são também os concelhos das áreas metropolitanas com menor ritmo de subida dos preços. Segundo a Confidencial Imobiliário, na Área Metropolitana de Lisboa só o Montijo valorizou menos que Lisboa no 3º trimestre, numa subida homóloga de 9%. Na Área Metropolitana do Porto, Valongo e Gondomar foram também as únicas a valorizar menos que a Invicta, e registaram subidas de 13% e 16%.

Lisboa tem hoje um preço médio de venda de 4.265 euros/m², o mais caro da região. A média das transações na AML fica 35% abaixo deste valor, nos 2.753 euros/ m².

Já no Porto, o preço médio fixa-se nos 3.001 euros/ m², com a média da AMP a fixar-se nos 2.087 euros/ m², 30% abaixo da Invicta.