Preços das casas sobem 13,8% em janeiro

Preços das casas sobem 13,8% em janeiro
Photo by Jon'Nathon Stebbe on Unsplash

O ano arrancou com uma nova aceleração dos preços da habitação, numa subida de 1,9% face a dezembro, e de 13,8% face a janeiro de 2021.

Os números do Índice de Preços Residenciais, apurado pela Confidencial Imobiliário para Portugal Continental, confirmam que janeiro deu continuidade à tendência de aceleração da valorização das casas. É o quinto mês consecutivo de intensificação da variação em cadeia, agora de 1,9%, que foi inclusive uma das subidas mensais mais expressivas desde o início da pandemia.

A Ci recorda que o ciclo pós-Covid foi marcado por variações mensais quase sempre inferiores a 1% até meados de 2021, quando a tendência começou a ser de aceleração do crescimento. Assim, a variação homóloga foi ganhando mais força nos últimos meses, quando grande parte da valorização do ciclo foi acontecendo.

Em janeiro deste ano, os preços da habitação já apresentavam uma subida acumulada de 15,9% face a março de 2020, quando começou a pandemia. Em junho do ano passado, a valorização acumulada era de 7%.

Os dados mais recentes do SIR-Sistema de Informação Residencial, apontam para um preço médio de venda de habitação de 2.000 euros por metro quadrado em janeiro, considerando o acumulado de três meses, 3.088 no caso da habitação nova, e de 1.871 na habitação usada.